Desfile de 7 de Setembro é cancelado em Santa Maria

O tradicional desfile do Dia da Independência, que iria ocorrer nesta quinta-feira (7) a partir das 8h na Avenida Medianeira, foi cancelado. A informação foi definida por representantes da Comissão Executiva da Semana da Pátria 2023 durante reunião na sede da 13ª Região Tradicionalista. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O motivo do cancelamento é por conta das enchentes no Vale do Taquari e outras regiões do Rio Grande do Sul, em forma de respeito e solidariedade às vítimas. Ainda conforme deliberação conjunta, o desfile, que seria na Avenida Medianeira - com o hasteamento das bandeiras às 8h e o início do desfile às 8h30min - não será realizado em nova data.


Segundo informações da prefeitura de Santa Maria, o único ato que segue mantido, independentemente da previsão climática, é a extinção do fogo simbólico, às 11h desta quinta-feira (7), na Praça General Osório, conhecida como Praça do Mallet, marcando o encerramento da Semana da Pátria.



A prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal e Estadual, está montando estrutura para o recolhimento de donativos a serem destinados para as vítimas da chuvarada. Até a tarde desta quarta-feira, as informações serão divulgadas no site da prefeitura de Santa Maria.


Sem desfile no Estado

O governador Eduardo Leite anunciou que decretará estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e que não haverá desfiles alusivos ao 7 de Setembro. O decreto está em elaboração e deve ser publicado até o fim da tarde.

Leite conversou com o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, que foi compreensivo ao pedido de suspensão dos desfiles, em decorrência do clima de consternação que se fez no Estado após as mortes provocadas pelas enchentes.

O cancelamento dos desfiles possibilita a concentração de forças nas ações de resgate e auxílio à população atingida. Em coletiva de imprensa, Leite destacou a designação de 180 militares do Exército para atendimentos nas localidades e a disponibilização de maquinário para ajudar na organização e reconstrução das 12 cidades mais afetadas.

Uma circular será divulgada até o final desta quarta (6) informando o cancelamento de desfiles de 7 de Setembro, em âmbito estadual, por conta do estado de calamidade pública. A medida abrange os desfiles organizados por escolas da rede pública.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bombeiros de Santa Maria realizam resgate de vítimas no Vale do Taquari; número de mortos chega a 31 Anterior

Bombeiros de Santa Maria realizam resgate de vítimas no Vale do Taquari; número de mortos chega a 31

Confira as alterações no trânsito para o desfile de 7 de Setembro Próximo

Confira as alterações no trânsito para o desfile de 7 de Setembro

Geral