brumadinho

Daniela Arbex esteve lá como reportagem e encontrou com vocês, foi muito especial.. onde ela ia a gente ia. 


A uma das partes que chegou a lama, canteiros de verduras que eles levavam a todos cantos da cidade, tudo muito simples, humildade que não faz.. desta comunidade. A lama foi e acabou não tem rio, mais nada, nada que plantar ali vai nascer... 

Córrego do Feijão, onde foi encontrado maior número de corpos, tudo facilitava.  - muitas casas atingidas por lama e plantavam e viviam de plantar 

Tudo muito restrito, não deixam todo mundo passar, as vezes deixavam a gente passar 

Parece que sempre tem alguém escutando as conversas, é o que a Vale disse e o que está dito, ali o poder está falando mais alto. São propriedades particulares, já tem arames demarcando onde a lama foi e ali é que vão assessorar. O que passou dali e não foi nada não tem assistência nenhuma. Não tem mais o rio. 

A economia de quem trabalha para ganhar, a vale é um mal necessário e as crianças já sonham em trabalhar na vale desde pequenas. O trem já carregava minério em questão de dois, três dias depois... a vida continua. 

Escuta o barulho do trem, ela se revolta... são mais de 300 que são funcionários da vale e que não estavam lá. Mulheres que trabalhavam na vale que estavam grávidas e ninguém fala disso, além de crianças... 

165 reconhecidos. E os outros 150 desaparecidos. É triste escutar. Isso doi porque parece que as pessoas têm esperança de ser encontrado, os próprios bombeiros dizem que é difícil. Para o familiar fazer um enterro distante e cada vez pior porque 

A concha, iam fazendo degraus para serem colocados os degraus, isso parecia previsto, que algumas pessoas. 

Uma tragédia que poderia ter sido evitada. 

Tem aqueles moradores, são poucos que falam mal da Vale. Eles estão agradecendo a Vale. 

Casal perdeu toda propriedade, em um hotel e com a roupa do corpo. 

tinha um senhor lá que sabia tudo da comunidade e nos levou lá, tudo é muito impedido não é todo mundo que tem acesso. Vai ser esquecida bem mais rápido do que foi a Kiss, porque o poder tá forte. Poucos estão revoltados. 

Tinham uns que estão construindo ali e se estão se culpando porque não tinham que ter construído lá, está havendo uma inversão de valores. 

Foi uma violência, não tem a explicação da devastação. E dizem que tinha muita árvore, mato, vegetação nativa e segurou um pouco da lama, de 5 a 9 metros de lama. 

Cachorros vão sentir cheio, bombeiros vão rastejando e barulho de helicóptero o dia inteiro sobrevoando bem baixinho. E alguém na porta olhando. Exige muito deles, cansaço físico. Pensar na vida deles, que a lama estava tão mole. 

DIAS 

Quando a gente foi lá o Flávio já estava em contato com uma defensora pública e uma psicóloga, e uma igreja azul com escadaria. Disseram que tinha missa às 19h30min, a gente fio na missa, assistiu a missa, só usávamos camisetas de janeiro 27. Quando terminou a missa a moça nos viu, se apresentou, e foi nos conduzindo. 

A gente só quer ter contato com familiares, tinham poucos, poq

Abracei duas mães, que eu conversei e dei as mensagens. Conversei com uma mulher que perdeu dois sobrinhos. O semblante dela parece que ficou mais doído quando eu me identifiquei. O filho dele tinha 32 anos. Ela disse "tu sabe o que eu estou passando". "O que eu posso fazer é te dar um abraço. Ela tava tensa e parece que relaxou. Ela relaxou e não adianta falar, nada do que eu fosse dizer para ela. E ela não me largava. Abraço de mãe para mãe e agradeceu ainda por a gente ter. 

Se todos fizessem um pouco disso, o mundo seria melhor, se colocando um no lugar do outro. Sendo familiar eu entregava, alguns ficaram para que outros fossem entregues. A gente esteve aqui e gostaria de deixar essa mensagem. Apesar da dor e de tudo, que povo hospitaleiro. Não sei se é porque a gente chegou conversando e esperavam que a gente chegaria triste.

Desde o moço do táxi. O guri nunca viu a gente na vida. Tudo é muito longe, de táxi ou para dar essas voltas... 

KISS 

Ali é como SM. Tem pessoas que não perderam diretamente, mas perderam amigos. Na pousada, um menino da recepção perdeu mais de 30 amigos. Vai ser mais esquecido, que virem a página do que kiss, infelizmente. Escutar que a vale é um mal necessário acaba com a gente. Imagina se a vale sai dauqi? 

A dor, quem perdeu foi quem perdeu seus entes. Perda material tu trabalha, consegue e adquire. Eu estou falando em vidas. Eram pessoas que tinham futuros, sonhos, que foram interrompidos. 

Nesse ponto assim, só quem perdeu mesmo. Só quem perdeu mesmo, daqui uns dias "perdeu, agora deixa descansar e vida que segue". 

Vai ficar para quem perdeu. Não vai ter aquela coisa de protesto, de lutar, quem perdeu os familiares e quem perdeu o seu ganha pão. 

É um povo humilde, pensa numa humildade, receptivo. Ia nas casas, se estavam fazendo almoço, convidavam para almoçar, insistiam. Fiquem, quero que fiquem. "durante o dia minha casa tá cheia, o problema é a solidão da noite". E eu me identifiquei muito. De noite tu deita, lembra do marido, olha que do lado dela não tem ninguém. De noite a dor é dela e de mais ninguém. 

Conceição tem o marido desaparecido, limpava os vagões do trem. Ela dá ele como desaparecido. Tem a questão das doenças, o rio está contaminado, quem pescava, não pesca, quem plantava não dá mais. Pode ter horta, não tem o rio para irrigar. 

Sérgio foi para praia e deixou ela com a gente desde a semana passada. Entrou numa crise, e começou a latir para todo mundo. 

BRUMADINHO 

vALEU A PENA. Prinicpalmente quando eu abracei aquela mãe que perdeu um gilho de 32 anos. Aquilo ali foi o que me fez pensar "eu tinha mesmo que ter vindo". Se todo mundo tivesse empatia, se colocasse no lugar e pelo menos respeito. É o que a gente quer e é o que eu epserro tsmbém, sem julgar e criticar comofazem com a gente. 

Não tem que agradecer, a gente veio auqi simplesmente para apoiar, era aquele abraço e todo mundo muito fragilizado. Eu ficava olhando e dizia meu deus, a gente tá assim há 6 meses. Batiam no meu ombro e davam abraço e isso me marcou muito. Eles se comoviam como que estavam. 

Lavanderia para lavar roupas dos bombeiros, igreja que servem almoços, voluntários, para os psicologos. Tenda para fazer documentos e 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Horário de verão termina a meia-noite deste domingo Anterior

Horário de verão termina a meia-noite deste domingo

IRPF: dependentes de contribuintes declarantes precisam ter CPF Próximo

IRPF: dependentes de contribuintes declarantes precisam ter CPF

Geral