Segurança

Base Aérea de Santa Maria receberá novo Vant para monitoramento durante jogos da Copa do Mundo

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A Força Aérea Brasileira (FAB) comprou um novo avião não tripulado Hermes 900, da israelense Elbit Systems, que será usado para o monitoramento durante os eventos da Copa do Mundo. O contrato, no valor de US$ 8 milhões, assinado no último dia 19, inclui o suporte logístico e garantia de um ano do equipamento. O Hermes 900 é maior que os atuais Vants operados pela FAB em Santa Maria.

A compra foi fechada pelo Centro Logístico da Aeronáutica (Celog) e estava em negociação desde o ano passado. De acordo com o Chefe do CELOG, Brigadeiro do Ar Ricardo César Mangrich, o novo Vant, como é mais conhecido, chega ao Brasil no início de maio e estará pronto para uso durante a Copa do Mundo.

O novo aparelho será operado pelo Esquadrão Hórus (1º/12º GAV), que já opera os Vants RQ-450 Hermes desde 2011. Sediada em Santa Maria, a equipe já começou o curso teórico de operação do Hermes 900. A aquisição de um Vant da mesma "família" facilita o processo de adaptação ao novo equipamento. Tanto que a equipe vai operar o novo aparelho para pousos e decolagens a partir da mesma estação (shelter) usada atualmente. A aquisição também faz parte do plano de vants da FAB.

Além dos recursos já conhecidos do RQ-450 Hermes, entre as principais vantagens operacionais do Hermes 900 está o SkEye. Trata-se de um conjunto de 10 câmeras de alta resolução que permitem a vigilância de uma região inteira. O software, que processa o conjunto de imagens, permite a visualização de maneira independente, o que permite monitorar dentro uma mesma área diferentes alvos simultaneamente. Cerca de 10 pessoas serão necessárias para operar a nova ferramenta. Este sensor que equipa o Hermes 900 comprado pelo Brasil até o momento estava disponível apenas para as Forças Armadas de Israel.

O VANT classificado como categoria 4, opera com comunicação via satélite. O link vai permitir que o aparelho voe muito além dos 250 km de distância do Hermes 450. Além disso, o VANT opera a 30 mil pés (mais de 9 mil metros de altura) e tem autonomia superior a 30 horas de voo, aproximadamente duas vezes mais que o RQ-450. As vantagens serão importantes aliadas no conjunto de ferramentas usadas pela FAB para o monitoramento eletrônico das fronteiras.

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