samba

Associação está na corrida contra o tempo para garantir o Carnaval em Santa Maria

Thays Ceretta

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Para que Santa Maria não fique quatro anos consecutivos sem Carnaval de Rua, a Associação Aliança pelo Samba corre contra o tempo para captar recursos e realizar a festa popular. O prazo vai até 29 de dezembro, para garantir a folia em março.

CRÔNICA: Gato ²

A entidade calcula que a festa custe R$ 648 mil. Há dois anos, o grupo tenta conseguir a arrecadação, mas não consegue toda a verba. Assim como nos outros anos, a prefeitura alega que, em função da situação financeira, não disponibilizará recurso.

- Estamos apoiando a associação, se sair a festa a gente vai ajudar com os nossos meios, com a Guarda Municipal, mobilidade urbana, ajudando na captação, mas não vai haver repasse de dinheiro direto - diz o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

A situação preocupa os integrantes da associação, já que a comunidade cobra pela realização do evento. Conforme o presidente da Associação Aliança do Samba, Leonardo Ribeiro, a entidade renovou o contrato com o governo federal, para captar recursos por meio da Lei Rouanet, método de financiamento que pega 4% do imposto de pessoas jurídicas e 6% de pessoas físicas.

VÍDEO: 'O Primeiro Homem' estreia no cinema em Santa Maria

- Como tem que ser lucro real, poucas empresas têm isso, e as que existem na cidade não estão investindo, por isso tentamos buscar fora daqui. O Carnaval não é só para as escolas de samba, é uma cadeia produtiva - ressalta Ribeiro, reforçando que 35 mil pessoas se envolvem na organização do evento.

Na tentativa de ajudar na arrecadação, o presidente diz que apresentou, recentemente, um projeto na Secretaria Estadual de Cultura, para obter recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que é uma ferramenta de fomento indireto. Ou seja, o Estado oferece benefício fiscal a empresas que patrocinem os projetos culturais. O valor é para investir em estrutura, segurança, entre outros gastos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sancionada lei que autoriza prefeitura de Santa Maria a pedir empréstimos para conserto de ruas Anterior

Sancionada lei que autoriza prefeitura de Santa Maria a pedir empréstimos para conserto de ruas

Próximo

Dupla-Sena e Timemania acumulam e podem pagar mais de R$

Geral