Aos quatro anos, santa-mariense concorre em concurso de arte europeu

Leandra Cruber

Aos quatro anos, santa-mariense concorre em concurso de arte europeu

Renan Mattos

Foto: Renan Mattos/Arquivo DSM

A pequena Rita, artista mirim que se expressa a partir das telas que pinta, tem surpreendido e encantado dezenas de seguidores nas redes sociais. Com o apoio dos pais Mirna Adriana Jorge e Stefano Felice, a pequena leva as obras para além das paredes de casa. Aos quatro anos, a artista vai participar do concurso Luxembourg Art Prize, em Luxemburgo.De acordo com Mirna Adriana Jorge, assim como muitas crianças, Rita sempre gostou de realizar pinturas. Os desenhos são abstratos e feitos com tintas sem toxicidade para que a pequena possa ter liberdade de pintar, se divertir e não se machucar durante o processo.A primeira exposição da artista mirim foi realizada em 2021, no Royal Plaza Shopping, em um espaço lúdico, sob curadoria dos pais e de Cirlene Maier Ereno, artista visual e produtora cultural da região. Neste ano, entre abril e maio, ela participou das comemorações dos 146 anos do município de São Sepé e expôs telas no Espaço da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.

Leia também:

Fechado há dois anos, Centro de Convenções da UFSM deve reabrir em breveExposição “Realidade lúdica e belicosa” reúne 41 obras do artista Paulo Chagas em Santa MariaEspetáculo de grupo santa-mariense recebe três prêmios em festival de teatro do Rio Grande do Sul

Os pais de Rita buscam compreender os estágios de desenvolvimento da criança para permitir várias formas de estímulo artístico com o objetivo de incentivar a forma de expressão da filha que mistura cores, formas e a magia infantil dos brinquedos e das histórias que escuta.

– Com um ano e meio ela já fazia rabiscos diferentes e tinha uma paixão por cores, lápis, canetinha, giz e cadernos. Sempre que podia estava rabiscando traços lindos. Aos dois anos, dei uma pequena tela e tinta guache para ela pintar e aí ela não parou mais. Parecia que sempre teve intimidade com essa arte – conta a mãe.

Atualmente, Rita tem mais de 40 obras coloridas e abstratas.

De Santa Maria para Luxemburgo

No ano passado, o Diário acompanhou o momento de diversão da pequena Rita. Durante a visita ela pintou uma tela para o grupo. Foto: Divulgação.

Os pais da pequena inscreveram as telas da pintora mirim no concurso artístico europeu Luxembourg Art Prize, que ocorre anualmente em Luxemburgo. Os trabalhos estão concorrendo a premiações e reconhecimento artístico como representante do Brasil, do Rio Grande do Sul e, também, de Santa Maria. Ela participa de três etapas do concurso com três obras diferentes.

Além das exposições, as artes de Rita também são divulgadas no perfil do Instagram @coresderita.

Sobre o Luxembourg Art Prize

O Luxembourg Art Prize foi criado pela Pinacoteca em 2015, situado no Grão-Ducado do Luxemburgo. O prêmio revela anualmente os talentos – amadores ou profissionais – de qualquer que seja a idade e nacionalidade. Desde a criação, o Luxembourg Art Prize ambiciona lançar ou reforçar a carreira de artistas ao nível internacional. Todos os anos, 24 artistas finalistas são selecionados e premiados.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais dois óbitos por Covid-19 são confirmados em Santa Maria, e município chega a 950 mortes pela doença Anterior

Mais dois óbitos por Covid-19 são confirmados em Santa Maria, e município chega a 950 mortes pela doença

Santa Maria apresenta estabilidade nos casos de dengue Próximo

Santa Maria apresenta estabilidade nos casos de dengue

Geral