Santa Maria apresenta estabilidade nos casos de dengue

Rebeca Kroll

Santa Maria apresenta estabilidade nos casos de dengue
A situação da dengue em Santa Maria está em processo de estabilização. Conforme dados do último boletim epidemiológico, divulgado na sexta-feira pela prefeitura, o município não identificou novos casos da doença desde o final de maio. A cidade segue sem registros de óbitos e possui 341 casos em investigação.

De acordo com o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, é possível dizer que a cidade não possui surtos em andamento. A maior parte das ocorrências eram registradas em bairros da Região Oeste como Tancredo Neves, Pinheiro Machado, Nova Santa Marta e Juscelino Kubitschek, mas agora a situação esta estabilizada.

Santa Maria possui 85 casos confirmados e Streb acredita que esse número pode sofrer uma variação pouco significativa nos próximos meses. Apesar disso, a prefeitura e a Vigilância em Saúde continuam com as ações diárias de acompanhamento e prevenção, a partir da busca ativa dos casos suspeitos, testagem e esclarecimentos das dúvidas da população.

–Esses cuidados precisam ser mantidos durante todo o ano. Embora o inverno e o frio sejam fatores que diminuem a proliferação, o ovo do mosquito pode ficar latente durante mais de um ano. Então assim como a Vigilância tem esse cuidado e essas ações, a população também precisa continuar atenta para que não chegue no período de temperaturas mais altas e existam focos latentes apenas esperando a temperatura e a condição de umidade certas para proliferar. Esse cuidado tem que ser mantido, as orientações continuam as mesmas. – explica o superintendente.

Leia também:

“Bergacida” produzido por estudantes do Ensino Médio é capaz de conter o mosquito da dengueEntre avanços e promessas, Hospital Regional de Santa Maria completa quatro anos

Situação no Estado

O Rio Grande do Sul já registra 59 óbitos por dengue desde o início do ano e registrou 49 mil casos da doença. Os últimos óbitos registrados foram confirmados em residentes de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Uruguaiana e Rondinha. Além disso, o Estado também possui mais de 79 mil casos suspeitos de dengue.

Para Streb, a situação de Santa Maria se diferencia do restante do Estado pelas suas fortes ações de prevenção e divulgação antes os primeiros surtos de dengue surgirem em 2019.

–Acreditamos que esse trabalho da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde do município é um fator determinante, é um trabalho muito intenso e feito com muita seriedade que determinou esse menor número de casos se comparado aos outros municípios do Estado. Além disso, é claro que a gente conta com a população que tem sido bastante colaborativa em acatar as nossas orientações e em fazer as medidas preventivas. – afirma.

Prevenção

A forma de prevenção mais eficaz contra a dengue é manter o domicílio sempre limpo e eliminar possíveis criadouros. Isso pode ser feito a partir de alguns cuidados:

Manter a caixa d’água sempre fechadaEncher de areia os potes e os vasos de plantasNão deixar a água da chuva acumular em recipientesManter tonéis e barris de água tampadosAtentar às piscinas, principalmente as de plástico

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aos quatro anos, santa-mariense concorre em concurso de arte europeu Anterior

Aos quatro anos, santa-mariense concorre em concurso de arte europeu

Assembleia Legislativa rejeita repasse de recursos estaduais para obras em rodovias federais Próximo

Assembleia Legislativa rejeita repasse de recursos estaduais para obras em rodovias federais

Geral