Não é apenas a paixão por carros antigos que motiva as atividades da Associação Amigos do Fusca, criada em 2003, em Santa Maria. Quem participa das iniciativas do grupo sabe que, por trás da preservação de Fuscas, Kombis, Variants, Brasílias e outros veículos antigos, está o desejo de ajudar entidades beneficentes.
Segundo o presidente da Associação, Virgilio Magalhães, a consciência social do grupo é marcada a cada encontro. Ele conta que, assim que se reúnem para programar a agenda, os associados definem de que forma suas atividades podem contribuir com as instituições de Santa Maria.
Ex-jogador de futebol de Santa Maria leva esporte ao Beco da Tela
– Contamos com encontros semanais e mensais e, a cada dois anos, realizamos o Encontro dos Amigos do Fusca e derivados, no qual reunimos entre 6 e 7 mil pessoas no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além da exposição dos carros, realizamos, também, mateadas, recreação infantil e disponibilizamos uma praça de alimentação – explica.
Além dos carros

Ainda de acordo com Magalhães, toda a renda obtida nos encontros é revertida em alimento, agasalho, material escolar, fralda ou brinquedos.
– O aspecto filantrópico da associação se fortalece a cada ano. Assim que somos informados da necessidade de alguma entidade, começamos a planejar novas ações. Tivemos a alegria de ajudar a Casa Maria, a Creche Estação dos Ventos, a Criança Feliz, a Turma do Ique, a Escola Adelmo Simas Genro, o Projeto Semear, entre outros. Um dos momentos mais bonitos do qual participamos foi a realização do Dia das Crianças na Vila do Carmo – lembra o presidente.
A estudante de Administração e voluntária na Associação Amigos do Fusca Patrícia Gomes conta que o compromisso do grupo com a comunidade carente é acentuado por cada componente e que todos têm muita vontade de ajudar.
Cooperação mútua é o segredo de cidadania dos Caras do Bem
– Em tudo que fazemos, pedimos doações, principalmente, de leite. Aprendemos que há várias maneiras de ajudar. No último encontro, solicitamos aos participantes que reunissem resíduos para levarmos para a Associação de Reciclagem Seletivo Esperança. Foram mais de 150 quilos de reciclável – comemora.
A presidente da associação de reciclagem, Therezinha Ayres, diz que as contribuições dos amigos do Fusca têm sido muito importantes.
– Eles nos ajudam de várias maneiras, com calçados, agasalhos e cestas básicas e estão organizando o Natal de nossas crianças. É muito bom poder contar com esse apoio deles – agradece.
Integrante dos Amigos do Fusca há cinco anos, o comerciante Gelson Santos Von Frieling lembra que a Associação não tem fins lucrativos. Para ele, esse aspecto torna o trabalho interessante tanto quanto a paixão por carros.
– No Natal e no Dia das Crianças, por exemplo, cada associado contribui com dois brinquedos. Levar alegria às crianças não tem preço – afirma.
O funcionário público e voluntário na Turma do Ique Roberto Rizzatti também agradece aos Amigos do Fusca pelas contribuições constantes.
– Acompanho de perto a ação social praticada por eles. Há poucos dias, trouxeram à Turma do Ique leite e brinquedos para o Dia da Criança. Nunca esquecem de nós, principalmente, em datas comemorativas – diz.
Para Magalhães, preservar o Fusca e sua história é uma tradição que exige muito empenho, mas o que torna o trabalho cada vez melhor é a oportunidade de agregar amizade, amor pelos carros e campanhas sociais.
AJUDA
Quem quiser conhecer mais o trabalho social da Associação Amigos do Fusca deve entrar em contato pelo facebook ou pelo telefone: (55) 98118-0002.