Um adolescente de 17 anos, suspeito de cometer um assalto, morreu após ser baleado por um policial à paisana ao tentar roubar um trailer de lanche na noite desta terça-feira em Santa Maria.
Por volta das 20h30min, uma motocicleta com dois tripulantes parou em frente ao Hélio Lanches, que fica na Rua Cel. Niederauer, quase esquina com a Avenida Borges de Medeiros, na região central da cidade. Um deles, Yuri Mateus da Silva Machado, 17 anos, usando capacete, desceu do veículo e anunciou o assalto.

Brigada Militar apreende armas que eram alugadas para prática de crimes em Santa Maria
Além de dois atendentes que estavam no interior do trailer, o dono da lanchonete estava sentado em uma das cadeiras que ficam na calçada. Ao lado, comendo um lanche, estava um policial Batalhão de Operações Especias (BOE) à paisana.
– Estávamos nós dois aqui dentro, e ele chegou dizendo: "É um assalto. Passa tudo, passa tudo". Eu entreguei R$ 50 que tinha e nem deu tempo de entregar nada do caixa. Aí, ele virou e roubou dinheiro do dono – conta um dos atendentes, que não quis se identificar.
Quando o assaltante voltava para a motocicleta, o policial apontou um revólver para ele, exigiu que parasse e lhe deu voz de prisão. O adolescente se virou e atirou contra o policial, que não foi atingido e reagiu disparando contra ele.
Segundo a BM, o motorista da motocicleta fugiu. O adolescente que, conforme a BM, levou cinco tiros na região do tórax, foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Pronto-Atendimento (PA) do Patronato, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Adolescente é esfaqueado e assaltado no centro de Santa Maria
Até as 20h50min, a BM e o BOE permaneciam em frente ao trailer. O dono também estava no local, mas, ao ser procurado pela reportagem do Diário, não quis se manifestar. Ele apenas informou que iria registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto- Atendimento (DPPA).
A BM faz buscas ao motociclista que fugiu do local. A placa da motocicleta também não foi identificada. Tudo que havia sido roubado foi recuperado.
O policial que reagiu ao assalto
O Diário tentou contato com o policial por duas vezes, mas foi informado por meio de seus superiores que ele não deseja se pronunciar sobre o caso. O advogado do policial também não foi localizado.