covid-19

'Eu acho um equívoco', comenta Leite sobre falta de transparência de dados do Governo Federal

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
Ao acessar painel do Governo Federal, só é possível obter dados sobre os casos novos. O número total nem outros detalhes que eram informados antes não aparecem mais

O Brasil voltou a ser assunto no mundo todo após a polêmica sobre a divulgação dos dados sobre o coronavírus no país. Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde chegou a tirar do ar o site com as informações de mortes e casos confirmados de coronavírus. Depois, o Governo Federal publicou nota afirmando que a divulgação detalhada deve ser mantida e que a pasta está finalizando uma plataforma com todas as informações. Hoje, ao acessar o portal Covid, só é possível encontrar os novos casos e não o número total nem nenhum outro detalhe. A nova plataforma, com o restante das informações, é prometida para esta semana.

VÍDEO: com a pandemia, animais do Mantenedouro São Braz precisam de doações

O governador Eduardo Leite, durante a live sobre o coronavírus nesta segunda-feira, lamentou a situação e a classificou como um equívoco e uma irresponsabilidade. Para ele, a transparência é extremamente necessária e a falta dela impacta diretamente no Rio Grande do Sul, pois são através das informações do Ministério da Saúde que o Estado consegue comparar a velocidade do avanço da doença e, logo, também entender se as medidas restritivas funcionam ou não. 

- Disponibilizar informações, de forma que elas possas ser trabalhadas, é de interesse público de toda a sociedade. Eu torço que essas posições sejam revistas no Governo Federal, no sentido de que possamos enfrentar o problema e não jogá-lo para debaixo do tapete, o que é além de tudo uma irresponsabilidade quando estamos falando de vidas humanas que devem ser protegidas e é papel do estado, do poder público - afirmou o governador. 

Caixa libera 2ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em agosto

RS É DESTAQUE NO RANKING DE TRANSPARÊNCIA
Ao falar sobre as medidas, Leite também comentou que o Rio Grande do Sul atingiu o terceiro lugar no ranking de transparência sobre dados epidemiológicos da Covid-19 da Open Knowledge Brasil, publicado na última quinta-feira. Antes, o Estado estava na nona posição. 

Isso aconteceu após, na semana passada, o governo ter feito ajustes no Painel Coronavírus RS. Com a atualização, novos dados foram incluídos e outros ampliados, além da possibilidade de fazer o download das planilhas para o cruzamento de informações. 

Segundo a pesquisa da Open Knowledge Brasil, em primeiro lugar no ranking de transparência estão os estados de Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. Já em segundo lugar, aparecem Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Rio Grande do Sul divide o terceiro lugar com o Distrito Federal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trecho entre Santiago e Bossoroca é recuperado pelo Daer

VÍDEO: exames práticos de autoescolas podem ter horários ampliados na próxima semana Próximo

VÍDEO: exames práticos de autoescolas podem ter horários ampliados na próxima semana

Geral