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Prefeitura faz nova tentativa de incluir Faixa Nova na concessão da RSC-287

Deni Zolin


Foto: Divulgação

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), aproveitou uma brecha na agenda do governador Eduardo Leite (PSDB) nesta segunda-feira para apresentar a ele o projeto de duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287) feito pelo Daer e fazer um pedido: para que na licitação da concessão da rodovia para instalação de pedágios, possa ser dada a opção à empresa vencedora de assumir também a Faixa Nova para duplicá-la, caso ela tenha interesse.

A justificativa, segundo Pozzobom, é de que poderia ser interessante à concessionária que esse trecho de 9 km seja duplicado para destravar o trânsito e ajudar a captar mais veículos para as praças de pedágios. Ele cita como exemplo que, se a Faixa Nova estiver duplicada e com trânsito fluindo, muitos brasileiros da região da Fronteira Oeste e argentinos poderiam optar por ir a Porto Alegre por Santa Maria, por rodovia duplicada, e não mais pela BR-290.

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Cita também que outros empreendimentos, como Hospital Regional e shoppings, são atrativos de gente que passaria a pagar pedágios.

- É consenso de que não dá para incluir a duplicação da Faixa Nova no estudo da KPMG para a concessão (para pedágios e duplicação do trecho de 9 km pela futura concessionária) porque vai atrasar tudo. Mas não desisti da duplicação e vamos tentar colocar dentro do estudo que a empresa que for vencedora possa pegar aquele trecho (da Faixa Nova) se for do interesse dela, para duplicar e desafogar o trânsito para captar mais veículos para o pedágio - afirmou, lembrando que não teria aumento da tarifa de pedágio como compensação. 

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Uma fonte no governo do Estado informou que seria preciso avaliar se é possível incluir essa possibilidade na licitação da concessão da RSC-287. Segundo Pozzobom, caso a vencedora da licitação não tenha interesse em assumir a Faixa Nova e duplicá-la, o governo do Estado buscará outra solução para fazer a obra de duplicação, até porque ela já está congestionada e ficará ainda mais devido à construção de mais loteamentos na região de Camobi. 

O projeto feito pelo Daer apontava custo de R$ 30 milhões para duplicar os 9 km, entre os trevos da Rodoviária e do Aeroporto. Mas esses valores teriam de ser atualizados.

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