Agronegócio

Neste ano, Expofeira de Santa Maria será realizada junto à Feisma 

Mariana Fontana

"

Depois do impasse de que a tradicional Expofeira, realizada há quase 50 anos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), não pudesse ser realizada neste ano, a organização fechou um acordo para que o evento seja concretizado. No entanto, a feira ganhou um novo lar: neste ano, será realizada junto à Feisma, que é bianual e ocorre no Centro Desportivo Municipal (CDM).

Expofeira busca novo local para próxima edição

A Expofeira ficará em um pavilhão onde funcionava, em anos anteriores, a praça de alimentação da Feisma. De acordo com o presidente da Associação Rural de Santa Maria, Rodrigo Ribas, a feira funcionará com expositores e o espaço será dividido em estandes, com uma temática que remeta ao meio rural.

Startups invadem o agronegócio

Ribas afirma que a associação já trabalha na negociação dos espaços, que contará com áreas destinadas à indumentária gaúcha, genética animal, produtos e remédios ligados à agropecuária, além de um espaço destinado à Feira dos Distritos, para a comercialização de produtos.

– O reitor impediu a realização da Expofeira dentro da UFSM, e o coordenador da Cacism e o presidente da Feisma gentilmente me convidaram para participar, por entenderem a importância do evento. Vamos acolher expositores ligados à indústria do agronegócio. Mais do que um prêmio de consolação, é uma oportunidade de prestigiar e fortalecer a Feisma – diz Ribas.

Expofeira ficará em um pavilhão, no Centro Desportivo Municipal, onde funcionava a praça de alimentação da Feisma Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Conforme o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Decimo, a parceria com a entidade surgiu como uma forma de não inviabilizar a realização da feira, ainda que seja realizada em proporções menores:

– A Expofeira não será nos moldes que estávamos acostumados, mas vai acontecer para que possa ficar marcada como o importante evento que é. A estrutura é muito menor, mas teremos espaços para as empresas que atendem a esse tipo de atividade.

Remates estão mantidos

Conforme Ribas, o espaço na Feisma não terá exposição de animais nem shows musicais, como acontecia nas edições na UFSM. Ainda conforme o presidente, os remates estão mantidos e irão ocorrer no Centro de Eventos da universidade, um pouco antes da realização da Feisma.

– Não teremos animais expostos, porque não é um local apropriado para isso. Quanto aos leilões, estamos prestando apoio, mas a negociação e a organização é exclusivamente da UFSM com os remates.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Atividade expôs regras eleitorais a partidos em Santa Maria 

Próximo

Preço do quilo do feijão segue em alta nos mercados de Santa Maria 

Economia