Os comitês de campanhas, os chamados quartéis-generais (QGs), são os locais onde, normalmente, definem-se as estratégias, promovem-se as reuniões e também é o lugar de concentração dos militantes, que passam pelos QGs até pagar o material distribuído a eleitores pelas ruas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Um na frente do outro
Na Rua Floriano Peixoto, há três comitês. E, curiosamente, dois estão um de frente para o outro. São os QGs do candidato da Coligação “Segue teu coração” (Novo, MDB e Avante), Giuseppe Riesgo (Novo), e do representante da aliança “Todos por Santa Maria” (Federação PSDB-Cidadania, Progressistas, Republicanos, PSB e PSD), Rodrigo Decimo (PSDB).
Há alguns metros dos dois comitês, também na Floriano, funciona o QG do candidato da Federação PSol-Rede Sustentabilidade, Alidio do Luz (PSol).
Quase em diagonal
Na Rua do Acampamento, há outros três quartéis-generais. Próximo ao Calçadão, está localizado o do concorrente da Coligação “Vamos Juntos por Santa Maria” (Federação PT-PCdoB-PV) e União Brasil, Valdeci Oliveira (PT).
Não muito longe dali, na esquina das ruas do Acampamento e José Bonifácio, está o comitê da candidata da aliança “Amor e fé por Santa Maria” (PL e Podemos), Roberta Leitão (PL).
Já o QG do representante do PDT, Paulo Burmann, funciona quase em diagonal com o de Roberta, um pouco mais à frente. É possível visualizar um comitê do outro.
Sem QG
Ao contrário dos demais postulantes à prefeitura, o concorrente do PRD, Moacir Alves, não possui recursos financeiros para alugar um espaço específico para a campanha. As reuniões e as estratégias são promovidas na casa do presidente do PRD, Zeca Lima, que também é o candidato a vice-prefeito.
Leia mais
Eleições 2024: Grupo Diário promove mais um debate no 1º turno
Eleições 2024: quais as propostas dos sete candidatos a prefeito de Santa Maria em seis áreas