Eleições 2016

Atividade expôs regras eleitorais a partidos em Santa Maria 

"

Organização e planejamento são as recomendações que os dirigentes e representantes partidários e pré-candidatos ao pleito de outubro ouviram dos promotores do MP Eleitoral e dos juízes presentes em uma reunião, na tarde desta quarta-feira, em Santa Maria. 

Partidos terão orientação quanto às regras do jogo eleitoral em Santa Maria

O encontro ocorreu no auditório do Colégio Centenário e contou com a participação de 92 pessoas, a maioria delas de Santa Maria, mas também teve a adesão de partidários de São Martinho da Serra e de Silveira Martins

A ideia da atividade, que também teve a colaboração dos funcionários do Cartório Eleitoral, era expor as regras do jogo eleitoral, basicamente, em três temas prioritários: registro de candidaturas, prestação de contas eleitorais e, por fim, o regramento em torno da propaganda eleitoral.

As perguntas mais recorrentes dos dirigentes e pré-candidatos ficaram em torno da pauta das doações de recursos às campanhas. Todos, invariavelmente, mostraram-se preocupados em saber o que pode e o que não pode em torno dessa questão. 

Até porque para a eleição deste ano não poderá haver doação de empresas aos candidatos, em decorrência da minirreforma eleitoral. Sobre isso, o juiz eleitoral Carlos Alberto Ely Fontela, titular da 147ª zona eleitoral, comentou:

– A tendência é de uma campanha eleitoral mais modesta e esperamos que a legislação seja respeitada.

Atenção redobrada

O MP Eleitoral enfatizou que estará atento ao cumprimento da chamada cota de gênero. Ou seja, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Ainda sobre as contas eleitorais, foi dito aos políticos que eles saberão, no próximo dia 20, o valor atualizado para gastos às campanhas de prefeito e a vereador. 

A partir disso, a primeira parcial, com a prestação de contas, deve ser dada de 9 a 13 de setembro. Já a prestação final deve ser comunicada até 1º de novembro. E aqueles que estiverem, em uma eventual disputa em segundo turno, terão de prestar contas até 19 de novembro.

Atualmente, Santa Maria tem pouco mais de 201 mil eleitores _ o que habilita o município a uma disputa em dois turnos. No momento, há oito pré-candidatos à prefeitura.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria tem o 4º maior potencial de consumo do Estado 

Próximo

Neste ano, Expofeira de Santa Maria será realizada junto à Feisma 

Economia