Foto: Nathália Schneider, 6/12/2023
Por oportunidade, inspiração ou necessidade, muita gente precisa empreender e abrir um negócio. Mas o que chama a atenção é que uma parcela significativa desses empreendedores não tinha experiência alguma nas áreas em que resolveram ganhar a vida. Isso foi revelado por uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, que apontou 38% dos empreendedores “começaram do zero”, sem muito conhecimento sobre o tema da empresa. Por outro lado, o levantamento mostrou que a maior parte dos empreendedores (62%) já possuía algum conhecimento sobre seu negócio antes de empreender, seja por meio de um trabalho anterior (42%), hobby (14%) ou herança (6%).
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Entre os destaques, estão as pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam no setor do comércio, em que 43% afirmam ter iniciado seus negócios com pouco conhecimento sobre o setor. O tempo de fundação também impacta os números: entre as empresas criadas nos últimos cinco anos, a maioria dos empreendedores já tinha algum conhecimento prévio. Desses, 53% já havia trabalhado com o tema em outras oportunidades e 15% tinham conhecimento como hobby. Empresas com até um ano tem uma dinâmica similar: 41% dos respondentes já haviam trabalhado com algo na mesma natureza e 26% conheciam o tema como hobby.
Além do conhecimento, a preparação é outro ponto importante. A pesquisa mostra que 68% das pequenas e médias empresas se preparam para empreender, sendo que 33% afirmam ter tido muito preparo. Cerca de metade dos empreendedores (49%) realizou cursos e capacitações antes de iniciar o negócio, percentual que sobe para 56% no Nordeste e 66% para empresas de porte individual. Além disso, 41% dos empreendedores afirmam que conversaram com pessoas do ramo antes de empreender.
Entre os dados sobre as atividades realizadas pelos empreendedores antes de iniciar, destacam-se também, em termos regionais, o planejamento financeiro e o plano de negócios para PMEs do Sudeste, com 36% e 34% dos respondentes, respectivamente. Já no Nordeste, 27% dos empreendedores buscaram apoio em instituições voltadas para este público, e no Sul, 23%.