Polo de defesa

Negócios abrem Seminário Internacional de Defesa

Juliana Gelatti

"

O 1º Seminário Internacional de Defesa (Seminde) começou, segunda-feira, com negócios encaminhados. Antes mesmo da abertura oficial, no fim da tarde, mais de 40 empresas e representantes de unidades militares já conversavam sobre contratos de fornecimento de produtos e serviços por pequenas e médias empresas às forças armadas e às indústrias do setor.

Os 130 encontros ocorreram na Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae. Conforme o órgão, a expectativa é que nos próximos 12 meses sejam fechados R$ 1,89 milhão em negócios. Mais tarde, o seminário foi aberto, no auditório do Park Hotel Morotim, com o tema da estratégia nacional de defesa. Cerca de 270 pessoas se inscreveram no seminário que vai até quarta-feira.

A Rodada de Negócios é uma das oportunidades que o Seminde oferece aos pequenos empresários. Os empreendedores puderam se aproximar dos responsáveis pelas compras no Exército Brasileiro, na Força Aérea e na Marinha do Brasil, e também de grandes empresas do setor de defesa: KMW, AEL Sistemas, Agrale e JBT. Cerca de 40 pequenos e médios empresários participaram, entre eles, Paulo Fagundes, que veio de Gravataí representando a Metropar. Ele ficou animado ao reunir-se com os compradores:

_ Com certeza vão sair negócios _ afirmou.

Entre os militares, estavam o suboficial Fábio Chantre e o tenente Fabio Bulhosa, representando o Centro de Intendência da Marinha, de Rio Grande. Eles já participaram de outras rodadas de negócios em feiras no Estado, e apostam nesse tipo de evento para reduzir os custos e beneficiar as empresas locais:

_ Viemos para desmistificar a visão que alguns empresários têm das licitações, de que o governo não vai pagar. E também explicamos como funciona, trocamos contatos para depois convidar os empresários conhecerem as nossas demandas _ disse Bulhosa.

Os dois militares receberam empresas de produtos coloniais, de limpeza, usinagem, mecânica. Todas capazes de atender as demandas da Marinha.

Outra oportunidade para os empresários é a presença da Sala do Investidor Itinerante, com o objetivo de divulgar as oportunidades de apoio do governo do Estado aos investimentos.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Discussões para desenvolver o setor em Santa Maria e região

Próximo

Obra de novo prédio da Câmara de Santa Maria está na berlinda

Economia