Região

Grupo Havan vence leilão de venda de energia e consegue garantia para construir hidrelétricas no Rio Toropi

Deni Zolin


Foto: DIvulgação/Local do Rio Toropi onde será construída a usina hidrelétrica Quebra Dentes, entre Quevedos e Júlio de Castilhos

O grupo catarinense Havan, que tem projeto para construção de quatro usinas hidrelétricas no Rio Toropi, aqui na região, teve uma ótima notícia nesta quarta-feira, que garantirá o investimento. O grupo foi um dos vencedores de um leilão de energia elétrica do governo federal e garantiu a venda de 80% da energia das duas primeiras usinas já licenciadas pela Fepam: a de Passo do Guassupi, de 12 megawatts (MW), e a de Quebra-Dentes, de 22 MW. A empresa optou por reservar 20% da energia para garantir o abastecimento às próprias lojas - a Havan tem mais de 100 lojas de departamentos, vendendo de tudo um pouco, como itens de vestuário, cama, mesa e eletrodomésticos. 

PESQUISA: gasolina aumenta em 20 postos de Santa Maria. Confira os preços

Um dos diretores da Havan, Edson Diegoli, afirmou no final da tarde desta quarta-feira que o sucesso nesse leilão reforça ainda mais os planos da empresa, pois a Havan já estava disposta a iniciar a construção das duas usinas mesmo que não conseguisse vencer o leilão.

- Agora, com a venda no leilão, pretendemos começar a obra já em maio. O preço médio foi bom, de R$ 198,16 por MWh - disse Diegoli.

A previsão é concluir a obra de Quebra-Dentes em até dois anos. Já a usina de Guassupi deve iniciar no 2º semestre deste ano e levar até dois anos. A licença para a construção de Quebra Dentes foi dada pela Fepam nesta terça-feira.

IMPOSTOS AOS MUNICÍPIOS

Começar a construir duas hidrelétricas já com a garantia de venda de energia para distribuidoras de todo o país foi uma boa notícia para a Havan e também para os municípios da região que serão beneficiados com impostos e royalties gerados pelas hidrelétricas. A de Quebra-Dentes será no limite entre Quevedos e Júlio de Castilhos, enquanto a usina de Passo do Guassupi será entre São Martinho da Serra e Júlio de Castilhos.

Além dessas duas usinas, a Havan pretende construir outras duas, que estão aguardando licença da Fepam: a PCH Cachoeira 5 Veados (16,2 MW), no Rincão dos Albinos, e a PCH Rincão São Miguel (9,75 MW), entre Quevedos e São Martinho da Serra. Ao todo, a Havan investirá R$ 400 milhões nas quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Rio Toropi.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo valor do salário mínimo regional começa a valer no Rio Grande do Sul

Acadêmicos de faculdade de Santa Maria ajudam na hora de declarar o Imposto de Renda Próximo

Acadêmicos de faculdade de Santa Maria ajudam na hora de declarar o Imposto de Renda

Economia