novo decreto

Comércio passa a ter horário diferente na semana que antecede Dia dos Pais

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Em meio à expectativa para a chegada do Dia dos Pais, a prefeitura vai ampliar o horário do funcionamento do comércio na cidade. Os lojistas e os consumidores irão ganhar mais uma hora com as portas abertas durante esta semana e mais duas horas no sábado.

Até sexta-feira, as lojas de rua vão poder abrir das 10h às 17h e, no sábado que antecede o Dia dos Pais, das 9h às 17h. Já os shoppings vão poder operar das 12h às 20h, ficando abertos durante sete horas até sexta e oito horas no sábado.

VÍDEO: Santa Maria é a terceira cidade com mais destinações do Imposto Solidário no RS

O decreto foi publicado no fim da tarde deste domingo. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, ressalta que se trata de uma experiência para uma ampliação gradual do funcionamento das atividades econômicas na cidade em meio à pandemia:

- Existe um motivo que é a expectativa do aumento das compras em função do Dia dos Pais. A ideia é dilatar o horário para diminuir a aglomeração. É uma experiência para ver como se comporta, até porque não sabemos quanto tempo vai durar essa crise. Obrigatoriamente, temos que aprender a ir convivendo com ela - diz Falk, sem confirmar se, a partir da próxima semana, o horário será mantido.

A ampliação de horário atende em parte a um pedido do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Santa Maria ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). No documento enviado ao Executivo a entidade solicitava que as lojas pudessem abrir de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e no sábado das 9h às 17h. Já para os shoppings, o pedido era para que funcionassem das 11h às 20h.

Segundo o documento, "o pedido se dá em função da possibilidade de aumento da procura pelos estabelecimentos comerciais na data, o que acarretaria no acúmulo de pessoas no interior das lojas, shoppings, centros comerciais, e até mesmo nas ruas e transporte coletivo".

- A gente recebe isso com otimismo, porque piro seria se a gente tivesse que apertar mais o horário, por exemplo. É uma luta que Santa Maria está tendo e o poder público está compreendendo essa necessidade. Isso nos ajuda bastante e é para todos nós continuarmos com os cuidados para podermos pleitear, nas próximas semanas, para continuar com a flexibilização - relata Marli Rigo, presidente da CDL Santa Maria

OS HORÁRIOS

Comércio de rua

  • Segunda a sexta-feira - 10h às 17h
  • Sábado - 9h às 17h

Shoppings

  • Hoje a sexta-feira - Poderão abrir em turno de sete horas, dentro do intervalo entre meio-dia e 20h
  • Sábado - Meio-dia às 20h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com horário ampliado, comércio se prepara para o Dia dos Pais

Próximo

VÍDEO: Santa Maria é a terceira cidade com mais destinações do Imposto Solidário no RS

Economia