A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindilojas de Santa Maria bateram o martelo durante uma reunião no fim da manhã deesta sexta-feira: o comércio vai começar a abrir as portas um domingo do mês. O projeto deve ser colocado em prática até julho. A decisão dos dirigentes empresariais foi com base na demanda dos consumidores, e não dos lojistas.
Na manhã de sexta-feira, o presidente da CDL, Jacques Eskenazi Neto, recebeu o resultado de uma pesquisa feita junto ao empresariado local. Foram ouvidos 100 comerciantes que têm estabelecimentos no Calçadão, na segunda quadra da Rua Dr. Bozano, na Rua do Acampamento e em parte da Floriano Peixoto. A maioria não quer abrir as lojas no domingo.
Vamos trabalhar forte junto aos 38% que querem abrir e tentar mudar a cultura de quem não quer. Vamos buscar o apoio de outros setores e do poder público e colocar o projeto em prática em junho ou julho afirmou o presidente da CDL.
Segundo Eskenazi, pesou na decisão uma enquete que o Diário fez, na semana passada, perguntado ao leitor se era a favor ou contra a abertura do comércio aos domigos. Mais de mil pessoas responderam: 65 % se disse favorável à abertura.