Fotos: Beto Albert (Diário)
José Julio Segala.
O Brasil tem franquias há mais de 60 anos. O setor cresce e recebe investidores maiores e menores. Conforme o vice-presidente do Kumon América do Sul, o santa-mariense José Julio Segala, o franchising tem espaço para todos. O especialista, com mais de 30 anos atuando no Kumon e na área de franquias, encerrou as palestras do evento Franquias do Sul, nesta quinta-feira (28), na sede do Grupo Diário. Ele deu dicas e detalhes necessários para ter um negócio duradouro no ramo. Todas as palestras do encontro foram transmitidas ao vivo pelo youtube do Diário.
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Segala saiu de Santa Maria para liderar uma franquia que nasceu em 1958 no Japão e já alcançou 63 países com o método que utiliza matemática, a língua pátria e inglês, para desenvolver altas habilidades acadêmicas e autodidatismo nos alunos. Ele é responsável pela expansão de franquias na América do Sul, focado no Brasil e outros seis países, onde já existem mais de 1,8 mil franquias. Confira as dicas abaixo.
"Existe franquia para todo tipo de bolso"
Em sua fala, Segala destaca as microfranquias. Uma modalidade em que o investimento inicial é menor, chegando em até R$ 135 mil. O que pode possibilitar que diferentes públicos iniciam no mercado. A Kumon seria um exemplo.
– A Kumon, empresa que atuo, sempre trabalhou com educação e serviço, e isso não demanda de grande estrutura, matéria prima. Sendo um negócio mais simples, consequentemente, o investimento inicial tende a ser menor. O investimento inicial sempre foi consideravelmente menor. Existe franquia para todos os bolsos – incentiva Segala.
Para ele, o sistema de franquia é democrático e faz com que as pessoas tenham maiores possibilidades, principalmente na microfranquia. Sendo elas uma oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho após recessão.
Quando abrir uma franquia?
Segala começa pela afirmação inversa: quando não abrir uma franquia? Se o perfil é muito empreendedor e criativo, o indicado é abrir um negócio próprio.
Agora, se for o caso de um empreendedor que é inquieto, mas atua de uma melhor maneira com processos e padrões já postos para seguir, a franquia é um ótimo caminho.
Ainda, o indicado é que o investidor se identifique com o produto ou serviço vendido pela franquia.
O sucesso está em?
- A troca entre franqueadores e franqueados. As franquias da Kumon, por exemplo, puderam aprender a partir das experiências da empresa no próprio Japão, e repassa esse Know-how (saber-fazer)
- Limites e definições de responsabilidades entre franqueadores e franquias
- O franqueador é quem deve mexer, melhorar, para desenvolver sistemas que aprimore toda a sua rede
- Franqueado tem que estar aberto às melhorias e implementar novos processos indicados. A troca entre as duas partes colaboram para encontrarem o melhor caminho
- Franchising é clareza, transparência e franqueza de relacionamento
- Franqueado tem que ter responsabilidade com a marca
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- AO VIVO: acompanhe o evento Franquias do Sul
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Veja os números
- Kumon – Em 63 países. No Brasil, 1,5 mil franquias em todos os Estados. Na América do Sul, mais de 200 mil alunos com o método
- O Brasil é o único da América Latina com marcos legais. Em sua história, duas leis já foram assinadas
A realização do evento Franquias do Sul é do Grupo Diário e Químea Inteligência Ambiental. Participaram as franqueadoras Espetiño - Churrasquinho dos Pampas, Frida Under, Químea, Avacon Gestão de Condomínios, Kumon, Davant Franquias, Usina de Massas Pocket e PRS Monitoramento e Sistema de Segurança e Vida Card Franchising. Com o apoio de Pinton e Palma Advogados Associados, Suzana Righi Investimentos, Tania Martins, Futura, Latitude 180 e Orla Energia Solar.