diário nos bairros

Sobram buracos, falta calçada no Bairro Tancredo Neves

Da redação

Fotos: Natália Venturini (Diário)
Rua B: Com pedras soltas e buracos, é difícil passar de carro por uma das principais vias da Vila Canaã

A Vila Canaã está localizada no Bairro Tancredo Neves, região oeste de Santa Maria. As famílias moradoras do local receberam, há pouco mais de um ano, a regularização das casas que vinham buscando há anos junto à administração municipal. Esse foi apenas um dos problemas resolvidos por lá.

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

Conforme o aposentado Milton Guimarães, 63 anos, ele e a vizinhança são constantemente chamados para dar informações de nome de ruas. É que a vila não tem placas com o nome das vias, nem mesmo sinalizações de trânsito. Além disso, à noite, sair de casa fica difícil, já que a iluminação pública funciona esporadicamente.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Sobre a falta de placas com nome de ruas e a sinalização de trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que está sendo feito um Termo de Referência para a abertura de uma nova licitação para a colocação de placas com nomes de ruas. Quanto às placas de sinalização, a demanda será repassada ao setor técnico para vistoria e inclusão do serviço no cronograma de trabalho.
Sobre a iluminação precária da região
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os contribuintes interessados podem solicitar serviços de manutenção da rede de iluminação pelo telefone (55) 3222-0733. 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Está bem ruim. Temos medo de sair, é muito escuro. Tem noites que as lâmpadas funcionam e, em outras, não. Já reclamamos várias vezes, mas parece que esqueceram da gente - reclama uma moradora que pediu para não ser identificada.

Ela também compartilha que o sentimento dos moradores é de abandono, por parte do poder público.

Sobre o esquecimento da Vila Canaã

A administração pública diz que a região tem ruas não pavimentadas e precisa de manutenção constante, e que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos faz os serviços conforme o cronograma de trabalho.

Outro problema que a vizinhança enfrenta todos os dias é a falta de pavimentação, pedras soltas e buracos nas ruas da vila.

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

- Faz muito tempo que não passa patrola aqui. Em dias de chuva, é difícil cruzar as ruas. E, com o acúmulo d'água, os buracos ficam cada vez maiores. Um verdadeiro descaso - lamenta Guimarães.

A Rua D é uma das mais problemáticas. Ao final dela, tem muito pedregulho e buracos. Só é possível passar a pé. Além disso, existe um arroio, também ao final da Rua D, onde a vegetação está alta e o acúmulo de lixo vai desde sacolas plásticas até eletrodomésticos, como fogão e móveis, como sofá.

Sobre a alta vegetação e acúmulo de lixo na Rua D

A Secretaria de Meio Ambiente diz que fará uma vistoria para averiguar a situação atual e, que, conforme a necessidade, o local, será incluído no cronograma da pasta. Os moradores ainda podem fazer denúncias enviando relatos, fotos e vídeos para o e-maill: [email protected] Também é possível ir até o Centro Administrativo, na Rua Venâncio Aires, 2.277, no primeiro andar, nos guichês 27 e 28, entre às 7h30min e 13h, de segunda a sexta-feira.

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

As Ruas A e B também são alvo de constantes reclamações dos moradores.

- Elas (as vias) são quase impossíveis de cruzar. As pedras estão muito soltas, temos medo de cair. Não são nem buracos que existem e, sim, crateras _ queixa-se Guimarães.
Sobre a situação das Ruas A, B e D
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que uma vistoria técnica será realizada no local e, se for o caso, as demandas serão incluídas no cronograma de trabalho.

SEM CALÇADAS
A vizinhança também lamenta a falta de calçadas.

Moradores do bairro Rosário convivem com assaltos a pedestres e estabelecimentos

- Temos que caminhar no meio da rua. Isso é bem perigoso. Mesmo que os carros não andem em alta velocidade, pela quantidade de buracos, estamos à mercê do que pode nos acontecer - diz uma moradora que não quis se identificar.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Sobre a falta de calçadas na Vila Canaã

Conforme a Superintendência de Fiscalização, a falta de pavimentação é um empecilho para que possam ser projetadas calçadas. Além disso, a responsabilidade da construção das calçadas é dos moradores, conforme o Código de Posturas do município.

DESRESPEITO: Ao final da Rua D, descarte irregular de lixo em arroio incomoda moradores da vila

Em dias de chuva, os alagamentos são constantes em razão dos entupimentos dos bueiros.

- Não aguentamos mais isso. A rua fica cheia de água. Não podemos sair de casa - conta Guimarães.
Sobre o entupimento dos bueiros nas ruas
O Diário entrou em contato com o órgão responsável, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
Sobre o bueiro entupido
Conforme a assessoria de comunicação da companhia, uma rede pluvial ESTÁ parcialmente obstruída. A empresa, porém, trata apenas dos sistemas das redes cloacais.

*Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros