diário nos bairros

Moradores enfrentam precariedade em ruas e sanga do Bairro Pé de Plátano

BATCH

Foto: Natália Venturini (Diário)
Poças de água se acumulam pela Rua Adyles Monteiro Almeida

O Bairro Pé de Plátano está localizado na região centro-leste de Santa Maria. O local tem quatro unidades residenciais, incluindo a pacata Vila Almeida. 

Apesar de ser um lugar calmo, a vila sofre com problemas como buracos nas ruas, lixos acumulados, falta de área verde para o lazer dos moradores e a distância do posto de saúde. Esses são alguns dos transtornos diários que a população enfrenta.

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Em dias de chuvas, o córrego alaga e a água vem toda aqui para casa. Tivemos que construir ela mais alta para não ter tanto alagamento - diz a idosa Araci Loreto da Silva, 91 anos.

Outros moradores também têm problemas com os constantes alagamentos.

- Nós já tivemos que sair de casa. Perdemos móveis, tivemos muitos prejuízos. Agora resolvemos voltar e cuidamos para que ninguém jogue lixo para não ter mais alagamentos - desabafa o morador David dos Santos Wittorazzi, 22 anos.

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

Além disso, existe um cano solto, próximo ao córrego, na calçada, que ainda não foi instalado.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a sanga da Rua Adyles Monteiro Almeida
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que a sanga que atravessa o bairro tem origem no Bairro São José e que estão sendo feitos serviços de limpeza e desobstrução. 
 O cano que está junto à Rua Adyles Monteiro de Almeida não pertence a tubulação instalada em 2015. 

O acúmulo de lixo também é alvo constante de reclamação dos moradores. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o acúmulo de lixo na sanga
A Secretaria do Meio Ambiente diz que a demanda foi inserida no cronograma da Coordenadoria de Resíduos e, em breve, será feita uma vistoria. 

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

- Se fosse construída uma galeria, não teria tanto alagamento e poderíamos passar na rua em dias chuvosos. Os canos dariam vazão e os alagamentos diminuiriam - lamenta outra moradora que preferiu não se identificar.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o pedido da galeria para a sanga
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, não há previsão para a construção de uma galeria, já que em 2015 foram instalados tubos para aumentar a vazão do local. 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Descaso: Sanga acumula lixo em toda sua extensão

Ela mora há quatro anos na Vila Almeida e diz que a falta de pavimentação na rua vira um lamaçal quando chove. A moradora leva os filhos, de 6 e 15 anos, todas as manhãs para tomar ônibus na ERS-509.

Buracos e insegurança preocupam moradores do Bairro Camobi

- A gente tem que sair de galocha, colocar sacolas plásticas nos pés para não se embarrar até as canelas. Se ao menos uma patrola passasse aqui na rua e uma carga de pedra fosse colocada, melhoraria a situação - diz a moradora. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o pedido de pavimentação
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, não existe nenhum projeto de pavimentação para as Ruas Adyles Monteiro, Victor Denardin, Reimar Monteiro de Almeida, Itamar Monteiro de Almeida, Waldemar Monteiro de Almeida e Hermes Guedes de Almeida. 

A reivindicação é por asfalto e saúde no Bairro Pinheiro Machado

As placas de ruas também refletem o descaso com a região. As que existem estão enferrujadas e estão quase sem letras. Outras ruas estão sem identificação e sem sinalização de trânsito.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas com nomes de rua e sinalização de trânsito
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, um Termo de Referência está sendo feito para a abertura de uma licitação. 
Em relação à sinalização de trânsito, a demanda será repassada ao Setor Técnico para a vistoria e inclusão do serviço no cronograma da pasta. 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Sem pavimentação Ruas da Vila Almeida viram um lamaçal em dias de chuva e dificultam a locomoção

Os moradores também reclamam que a escola disponível é longe para a Vila Almeida, assim como o posto de saúde. Locais de lazer também inexistem.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a escola pública no bairro
A Secretaria de Educação fala que há a Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame no bairro. Caso os pais não encontrem vagas na instituição, o recomendado é que os estudantes sejam matriculados em escolas dos bairros próximos. Além disso, se a distância ultrapassar dois quilômetros, a possibilidade de passagens fornecidas pelo município será avaliada.
O QUE DIZ A PREFEITURA  Sobre o posto de saúde
A Secretaria de Saúde diz que a Estratégia de Saúde da Família São José atende aos moradores da Vila Almeida. Além disso, os pacientes podem se dirigir para a Unidade Básica de Saúde Wilson Paulo Noal. A UBS fica na Rua Monte Carlo, no Parque Residencial Monte Carlo, no Bairro Camobi. 

Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus

- Nos faz falta uma área verde para poder levar as crianças para brincar. Não temos nada parecido e a sensação é que estamos abandonados - conta a moradora e técnica em contabilidade Samara Souza Delgado, 42 anos, que há oito anos mora no bairro.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta da área de lazer
Segundo a Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana não tem projeto tramitando para a construção de praça ou parque na região.

Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros