diário nos bairros

Insegurança e lixo preocupam moradores e alunos do Bairro Nossa Senhora do Rosário

Da Redação*

Foto: Natália Venturini (Diário)
SAÚDE PÚBLICA: Rua Conde de Irajá tem calçada com vegetação alta e lixo acumulado. Moradores alegam que têm medo de contrair doenças e reclamam dos bichos que podem surgir em meio à sujeira

No Bairro Nossa Senhora do Rosário estão localizadas algumas unidades educativas de Santa Maria, como a Universidade Franciscana e a Escola Estadual de Educação Básica Cícero Barreto. Mesmo com os sistemas educacionais, a principal reclamação dos moradores é a insegurança do bairro. Eles relatam que os assaltos não têm hora para acontecer.

- Nas saídas da universidade, à noite, é ainda pior. A gente só escuta os gritos e pedidos de socorro. Quando é época de férias, as ruas ficam desertas e o medo de sair à noite é ainda maior - diz o radialista Carlos David Mello, 54 anos.
O QUE DIZ A BRIGADA MILITAR
O Diário entrou em contato com o órgão de segurança pública, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno. 

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

Ele mora na casa que era dos pais há mais de 10 anos. Viu a evolução e o desenvolvimento do Bairro Nossa Senhora do Rosário. Mello conta que depois das inúmeras construções, os preços das casas e serviços ao redor aumentaram consideravelmente.

Outro problema que também incomoda os motoristas que passam pelo bairro são os buracos. O cruzamento das Ruas São Francisco e Conde de Irajá está cheio deles. Em dias de chuva, a água acumula na buraqueira e o problema se agrava.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a buraqueira no cruzamento das ruas São Francisco e Conde de Irajá
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os problemas já são de conhecimento do município e estão sendo tratados na esfera administrativa e jurídica. Na São Francisco, um prédio está fazendo o lançamento irregular de água proveniente do sistema de drenagem e isso acaba danificando a base da pavimentação. A recuperação de forma definitiva só será possível após o encerramento do descarte irregular de água pelos contribuintes. 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Buraqueira no cruzamento das Ruas Conde de Irajá e São Francisco

A falta de sinalização de trânsito e a não existência de placas com os nomes das ruas também se torna um empecílio para quem transita pelas Ruas São Francisco, Conde de Irajá e Rua do Rosário.

- O quebra-molas da rua (do Rosário) está sem pintura. Os carros, às vezes, freiam em cima da sinalização. Qualquer dia, um acidente grave irá acontecer devido à falta de uma placa decente no local - lamenta a cabeleireira Sandra Flores, 47 anos.

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

Na Rua do Rosário existe uma placa indicando o quebra-molas, mas ela está escondida atrás de uma árvore, dificultando a visão dos motoristas.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de sinalização de trânsito e placas com nomes de rua
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que repassará a demanda sobre a sinalização de trânsito para o Setor Técnico para a vistoria e inclusão no cronograma da pasta.
A respeito das placas com nome de ruas, a prefeitura está elaborando um termo de referência para a abertura de uma nova licitação.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a sinalização da rua estar apagada e atrás da vegetação
A demanda, conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, entrará no cronograma de trabalho da pasta. 

Foto: Natália Venturini (Diário)
Placa do quebramolas fica atrás de uma árvore na Rua do Rosário

A vizinhança também reclama das inúmeras árvores sem poda na Rua do Rosário:

- Não parece que temos iluminação com tanta árvore alta. Fica até mais fácil para eles (assaltantes) agirem na escuridão. Alguns estudantes que saem para pegar o carro aqui na rua, depois da aula, encontram o veículo arrombado. É lamentável a falta de segurança - reclama o radialista.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a iluminação estar encoberta pela alta vegetação da Rua do Rosário
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que o problema existente junto a esta via não está relacionado diretamente com a iluminação pública e, sim, a questão ambiental relacionada ao plantio de árvores inadequadas e a sua respectiva manutenção em área urbana. Estas árvores acabam por prejudicar o sistema de iluminação, as calçadas e a pavimentação das vias. 

Faltam calçamento e sinalização no Bairro Nonoai

Na Rua Conde de Irajá, existe um contâiner para recolhimento de lixo e demais dejetos. Mas a reportagem encontrou folhas e restos de material escolar no lado de fora do lixo. A vegetação no local também está alta. O receio é que ratos, baratas e outros animais peçonhentos comecem a aparecer.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o acúmulo de lixo na Rua Conde de Irajá
A Secretaria do Meio Ambiente diz que a coleta é realizada todos os dias, com exceção do domingo. A empresa responsável limpa o entorno do contêiner durante a coleta, caso seja necessário.

A reivindicação é por asfalto e saúde no Bairro Pinheiro Machado

Outra reclamação da vizinhança é a falta de um posto de saúde na região:

- Quando precisamos, temos de ir ou na Vila Kennedy ou no Centro Social Urbano. São locais longes do bairro. Quem não tem plano de saúde acaba gastando com deslocamento - diz Mello.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o fechamento do posto de saúde
A Secretaria de Saúde diz que no bairro há o Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário, que atende a demanda especializada. A unidade que presta atendimento à região é a Unidade Erasmo Crossetti, que fica na Rua Floriano Peixoto. 

*Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros