diário nos bairros

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

Fotos: Gabriel Haesbaert/Lixo está espalhado pela Travessa Gramado

Ruas cheias de buraco e com pedras soltas atrapalham a vida dos moradores do Bairro Lorenzi, na região Sul de Santa Maria. Além da dificuldade para ir e vir, ainda falta água com frequência, a Unidade Básica de Saúde Oneide de Carvalho está sem pediatra, e o caminhão de lixo só passa em parte da Rua Gramado, fazendo com que os moradores tenham que levar os resíduos para outros lugares e precisem pedir para usar as lixeiras dos vizinhos. As reclamações já viraram parte da rotina de quem vive no local, mas, segundo a vizinhança, nada foi feito até hoje.
O QUE DIZ A PREFEITURA sobre o lixo 
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente do município, o recolhimento de resíduos é feitos em todo o Bairro Lorenzi, e eventuais falhas ocorrem apenas em locais de difícil acesso

Impostos municipais podem ser pagos com cartão bancário

- Tive que sair daqui do bairro e ir até o Pronto-Atendimento Municipal, no Bairro Patronato, para levar meu filho de 2 anos para uma consulta. Nossa saúde está muito precária. É muito triste isso. Há quem precise de atendimento e tenha que ir até o Centro ou até outros bairros em busca de socorro - lamenta a estudante Ana Carolina Rodrigues, 20 anos, moradora da Lorenzi.
Os vizinhos também reclamam do atendimento no posto de saúde, que não conta com pediatra, nem com dentista.
- Eu precisei de atendimento, e o médico disse que era um cisto de gordura, mas doía muito. Meu filho conseguiu juntar dinheiro e fui a outro médico, que constatou uma hérnia - conta a pensionista Eroni de Fatima Pacheco Doill, 58 anos.

Famílias de baixa renda receberão conversor de digital de TV

O QUE DIZ A PREFEITURA sobre pediatra 
Conforme a Superintendência de Atenção Básica do Município, o pediatra que atuava na unidade de saúde da região se aposentou e, no momento, há deficiência de profissionais. A prefeitura garante que está buscando solucionar a demanda, por meio de concurso público, realizado em 17 de dezembro, para preenchimento de vagas
Ainda de acordo com a prefeitura, atualmente, o Executivo conta com apenas três pediatras servidores, que atuam nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Erasmo Crossetti, Dom Antônio Reis e Wilson Paulo Noal. Há, ainda, um pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde na UBS Floriano Rocha e um voluntário na UBS Joy Betts

Começo do funcionamento da nova rede de água de Camobi deve ficar para 2018
 
O QUE DIZ A PREFEITURA SOBRE dentista na Unidade de Saúde da Lorenzi 
Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol, a unidade de saúde do Bairro Lorenzi chegou a ficar sem dentista, mas apenas pelo período de duas semanas, visto que a profissional que atendia no local saiu em licença maternidade. No entanto, desde o último dia 21 de dezembro, a unidade já conta com os serviços de uma nova dentista, que foi contratada via Consórcio Municipal de Saúde. A profissional trabalhará 30h semanais, com turnos pela manhã e à tarde. A dentista realiza todos os procedimentos da Rede Básica de Saúde, e a agenda de atendimento está aberta


ALAGAMENTOS 
Os moradores reclamam que, em razão de as ruas não terem pavimentação, em épocas de muitas chuvas, as crianças não conseguem ir para o colégio devido à quantidade de barro na rua. A Travessa Gramado está cheia de pedras soltas e buracos, o que dificulta a passagem de carros, motos e pedestres.

Travessa Gramado não conta com pavimentação e está cheia de buracos e pedras soltas

- O sentimento é de que nos abandonaram. Não temos manutenção, assistência e nenhum apoio da prefeitura - diz a vice-presidente da associação comunitária, Claudia Souza Lourenço, 48 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA sobre a Travessa Gramado 
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Travessa Gramado pertence a uma área do Bairro Lorenzi que está passando por um processo de Regularização Fundiária e que já recebeu melhorias (como colocação de meio-fio e base na via). Mas, por se tratar de de uma via irregular em sua maior parte, a travessa não conta com uma infraestrutura completa. Quanto à rede de água e de energia, na área em processo de regularização fundiária, o fornecimento é regular, respeitando as normas da RGE Sul e da Corsan. Já nos outros locais, os serviços não são oferecidos.

Estado autoriza transformação do PA do Patronato em UPA

A vizinhança também reclama dos alagamentos que se tornaram frequentes na região.
- Quando não falta, sobra água. É um problema que acontece sempre aqui no bairro. As casas ali perto das estações de tratamento da Corsan ficam inundadas, assim como o Centro Espírita Fraternidade Chico Xavier - acrescenta Eroni, que garante que a falta de água também faz parte da rotina de quem mora no local.
Os moradores reclamam, ainda, que, na continuação da Travessa Gramado, o esgoto corre a céu aberto e há muita sujeita tapando a tubulação, o que contribui para os alagamentos. A vizinhança diz que, no verão, o cheiro de esgoto é muito forte e há proliferação de ratos, baratas, mosquitos e cobras.

Esgoto está coberto por vegetação e lixo

- Só queremos melhorias no nosso bairro. Queremos ser vistos e lembrados pelo poder público - acrescenta a vice-presidente da associação.
O QUE DIZ A CORSAN sobre o esgoto
Conforme informa a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), atualmente, não há rede coletora de esgoto disponível no local. De acordo com o Código de Obras do Município (Art. 142), em locais não atendidos pelos sistema de esgotamento sanitário, deverá haver solução individual de tratamento como fossa séptica, filtro ou sumidouro. Ainda segundo a Corsan, está en andamento um o projeto de expansão do atendimento em esgotamento sanitário na cidade, a região será contemplada, mas não há uma previsão de data

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lixo e buracos causam transtornos no Bairro Noal Anterior

Lixo e buracos causam transtornos no Bairro Noal

Lixo, buraqueira e esgoto a céu aberto já viraram rotina Próximo

Lixo, buraqueira e esgoto a céu aberto já viraram rotina

Diário nos Bairros