diário nos bairros

Dois lixões no Loteamento Brenner incomodam moradores

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)Com o acúmulo de lixo, há quem opte por colocar fogo no material, incomodando outros moradores

Parado em frente ao portão de casa, um homem, que pediu para não ser identificado na reportagem, observa a Rua Ernesto Che Guevara, do Loteamento Brenner, no Bairro Divina Providência. Morador de uma casa que fica ao lado de um depósito de lixo irregular, ele diz: 

- Já estou até acostumado com o cheiro!
O problema virou parte da rotina dos moradores do local, que, há cerca de um ano, convivem com o descarte de lixos, móveis e eletrodomésticos, de forma irregular em dois pontos da rua: uma área verde e uma esquina.
- Esses dias, vi uma senhora com carrinho de mão vindo de longe para largar móveis velhos aqui - relata outra moradora, que também pediu para não ser identificada.
Além do acúmulo de lixo e do mau cheiro intenso, os moradores dizem que se preocupam com as crianças, que passeiam livremente pela rua e podem ser acometidas por algum tipo de doença por conta do contato direto com o lixo espalhado.


QUEIMA DE LIXO

Diante do acúmulo de isopor, restos de pneus e outros entulhos, alguns vizinhos optam por queimar o lixo, o que incomoda outros moradores, como a técnica de enfermagem Suzy Nara de David, 47 anos, que mora no loteamento desde 2013.

- Às vezes, eu lavo roupa e coloco no varal, e os vizinhos começam a queimar o lixo. Tenho que sair correndo para recolher tudo e evitar que fiquem com cheiro de fumaça - conta Suzy.
Ela, assim como outros moradores, tem a sensação de que a comunidade está esquecida pelo poder público.
- Seria tão bom se a Brenner recebesse atenção que a gente vê receberem outros loteamentos. Não aguentamos mais viver nessa situação de abandono - acrescenta  Suzy.
No outro lado da rua, mora a cabeleireira Nilsa Fridrich, 51 anos. Ela foi a segunda pessoa a se mudar para o loteamento.
- Eu olho para essa rua e sinto que o meu sonho da casa própria acabou virando um grande pesadelo - lamenta.
Nilsa comenta que, na época, solicitou à prefeitura que o caminhão de lixo passasse pelo local semanalmente. Depois de muita insistência, o pedido foi aceito, e, hoje, a equipe recolhe o lixo três vezes por semana.
- Mas, naquele monte de coisa que está jogada ali, ninguém toca - conta Nilsa.


Dejetos deixados pela vizinhança já estão se espalhando pelo meio da Rua Ernesto Che Guevara

FALTA CONSCIÊNCIA

Apesar da falta de manutenção na área por parte da prefeitura, Suzy acredita que um dos problemas maiores do local é mesmo a falta de consciência dos moradores.
- É relaxamento das pessoas que moram aqui, sim - afirma a técnica de enfermagem.
Outra moradora, que também pediu para não ser identificada pela reportagem, concorda que falta conscientização por parte da vizinhança:
- As pessoas não são conscientes e soltam o lixo aqui, de qualquer jeito, porque acham que não há consequências.
Para solucionar o problema, Suzy sugere que a prefeitura faça uma limpeza intensa em ambas as áreas e, depois disso, passe a aplicar multas severas para quem jogar lixo no local.
- Talvez, desse jeito, resolvesse o problema - diz.


O QUE DIZ A PREFEITURA

  • De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o Loteamento Brenner está inserido nas demandas da pasta para receber os serviços de limpeza. No entanto, ainda não há previsão de quando o trabalho será realizado. Segundo a pasta, uma manutenção na rua foi realizada em setembro de 2016, porém, neste ano, a via não recebeu intervenções em virtude do elevado número de protocolos em outros bairros e no interior. Para a pasta, a prioridade no atendimento são as vias por onde passa o transporte coletivo. No entanto, não há previsão para realização de serviços no local.

    DENUNCIE

  • A Secretaria de Meio Ambiente orienta que a população auxilie o Executivo quanto à fiscalização de depósitos de lixo irregulares na cidade. De acordo com a prefeitura, as denúncias de lixo irregular podem ser feitas à equipe da secretaria pelo telefone (55) 3921-7138. A orientação é que a comunidade identifique o veículo utilizado para o descarte por meio da placa ou a pessoa que estiver realizando a infração, preferencialmente por foto, para que seja feita uma notificação formal decorrente da irregularidade.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto Anterior

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

Dois lixões no Loteamento Brenner incomodam moradores Próximo

Dois lixões no Loteamento Brenner incomodam moradores

Diário nos Bairros