Feira de serviços na Gare abre a programação da Calourada 2024

Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)

Neste ano, a Calourada terá programação estendida, com seis dias de duração, na Gare. Nos dias 9 e 10 de março, dois eventos de acolhimento e integração estão marcados com atividades pela manhã e à tarde. Já entre 11 e 14 de março, ocorrerá a tradicional festa de recepção dos “bixos” das universidades de Santa Maria. O início da programação será no sábado, 9 de março, com o evento Pode chegar. Entre 10h e 20h, uma feira de serviços será realizada para os estudantes com o objetivo de facilitar a rotina na cidade.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Dentre alguns que vão estar disponíveis na Gare estão: confecção de carteirinhas do transporte público, do Restaurante Universitário e da União Nacional dos Estudantes (UNE); estandes de instituições de ensino, agências bancárias, imobiliárias e serviços de saúde; além de atrações musicais e praça de alimentação.

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, ressalta que essa é umas das novidades da Calourada, que em conjunto com o restante da programação, poderá trazer mais benefícios não apenas para os universitários, mas para a cidade também.

– Uma das novidades da nossa Calourada 2024 é que começa dois dias antes, no sábado, com o Pode chegar. (Nesse dia), vamos apresentar um pouco a cidade, fazer um acolhimento, dar as boas-vindas e tentar dar uma orientação, principalmente, para o pessoal que é de fora. Estamos agregando qualidade na nossa Calourada. Logicamente que tem um mote que é a vinda dos estudantes, mas efetivamente cumpre um papel muito maior – afirma o vice-prefeito.

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Andrei de Lacerda Nunes, avalia que o evento pode ampliar o contato de quem está chegando com vários setores de Santa Maria:

– Uma feira de serviço é importante do ponto de vista do consumo. Essas pessoas que estão vindo de fora vão ter o primeiro contato com as empresas e não só o serviço, daqui a pouco, vai nortear para outros segmentos do comércio e varejo. Isso é importante, porque a partir dali se tem o primeiro contato e se espalha. A Calourada é uma ideia que valoriza o DNA universitário da cidade. Esses estudantes vão poder ter um local seguro para confraternizar e fazer suas comemorações. Vale ressaltar (também) o trabalho conjunto dos órgãos de segurança.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Márcio Rabelo, também entende que o novo formato da Calourada consegue garantir segurança e, ao mesmo tempo, impulsiona a economia local:

– A ideia de agregar serviços fundamentais para quem irá ingressar na academia demonstra a preocupação da organização com o merecido acolhimento a quem escolheu a nossa cidade para fixar residência e estudar aqui. Somada à volta do vestibular na UFSM, ao fortalecimento dos cursinhos pré-vestibulares e ao fomento que essa movimentação já está proporcionando à economia local, a Calourada contribui para o resgate de uma das nossas essências e para que façamos jus ao título de "cidade universitária", outrora conferido a Santa Maria.

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, afirma que a instituição estará presente, acompanhando as atividades da Calourada desde sábado em função da importância da cidade acolher os estudantes.

– É importante que a cidade esteja mobilizada para receber nossos estudantes, que representam grande parcela de nossa população. Somos uma cidade universitária, e é assim que queremos ser lembrados. Por isso, estaremos presentes durante a programação da Calourada na Gare desde sábado, assim como durante a semana – diz Schuch.

Programação segue no domingo

No domingo (10 de março), está marcado o Professorada, evento destinado aos professores de todas as esferas e redes de ensino de Santa Maria. A ideia é ter um momento dedicado a esses profissionais da educação. A programação do dia incluiu uma rústica a partir das 7h30min. Ao longo do dia, até as 20h, também terá praça de alimentação, shows e mateada.

Os quatro dias de festa

Entre os dias 11 e 14 de março, ocorrerá a festa de recepção dos calouros, na Gare, entre 19h e meia-noite. Assim como nas edições anteriores, a Calourada vai contar com reforço no videomonitoramento e no efetivo de policiais. A festa ainda vai ter um contador eletrônico de público.

Uma infraestrutura também será montada com espaço aberto e fechado, além de banheiros químicos. Serviços de saúde serão oferecidos gratuitamente. Pontos de venda de alimentos e bebidas vão estar disponíveis. As linhas especiais de ônibus do Centro, Camobi e Região Oeste vão funcionar nos dias de festa.

Uma programação com shows também está sendo definida. Cada noite terá apresentação de dois DJs e uma atração principal.

A organização da Calourada também está incentivando e reforçando que os estudantes realizem trotes solidários na primeira semana de aulas do semestre.

A Calourada é uma realização da prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFSM) e da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), com promoção do Grupo Diário.

Calourada 2024

  • Quando – 9 a 14 de março de 2024
  • Onde – Gare da Viação Férrea
  • Entrada – Gratuita

Programação

9 de março (sábado)

  • Pode chegar – Acolhimento dos alunos e familiares
  • Oferta de serviços estudantis, bancários e de saúde; atrações musicais e praça de alimentação
  • Horário – 10h às 20h

10 de março (domingo)

  • Professorada – Confraternização entre os professores das redes pública e privada de Santa Maria
  • Corrida e caminhada (aberta ao público); atrações musicais, praça de alimentação e mateada
  • Horário – 7h30min (rústica); 10h às 20h (evento)

11 a 14 de março (segunda a quinta-feira)

  • Recepção dos calouros das universidades da cidade – Quatro dias de festas com shows locais e nacionais
  • Infraestrutura montada na Gare com videomonitoramento, reforço do efetivo de policiais, espaço aberto e fechado, banheiros químicos e contador de público
  • Ponto de venda de alimentos e bebidas, serviços de saúde gratuitos, linhas especiais de ônibus
  • Horário – 19h às 00h

*Colaborou Bibiana Pinheiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa-mariense Raquel Tombesi será vocalista da famosa banda Cheiro de Amor Anterior

Santa-mariense Raquel Tombesi será vocalista da famosa banda Cheiro de Amor

Com Próximo

Com "busto móvel" do fundador Paul Harris, Rotary celebra aniversário em Santa Maria

Cultura