UFSM integra Rede Latino-Americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos

Foto: Nathália Schneider (arquivo/Diário)

A partir de agora, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) faz parte da Rede Latino-Americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos. Criada em 2006, a iniciativa é conhecida por promover conhecimentos científicos e culturais sobre educação em direitos humanos. A solicitação de ingresso na Rede foi feita por meio do Observatório de Direitos Humanos (ODH) da instituição, vinculado à Coordenadoria de Cidadania (Cocid) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Em entrevista ao Diário, o coordenador de Cidadania da UFSM, Victor De Carli Lopes, falou sobre o processo: 

– Nós já conhecíamos o trabalho da Rede, porque algumas universidades que fazem parte da AUGM, que é a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, participam. Então, pleiteamos para a UFSM fazer parte também. Mandamos um relatório das ações do Observatório de Direitos Humanos. 

Segundo o coordenador, a votação pela inclusão da UFSM ocorreu em dezembro de 2023, de modo virtual, com instituições de países como Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Chile, Porto Rico, Uruguai, Venezuela, Argentina, Brasil e México. Com o novo passo dado, Lopes espera que cresça a participação da UFSM em colóquios, congressos e demais atividades referentes ao tema, assim como haja uma maior visibilidade para as ações já desenvolvidas nos campi. 

– Precisamos cada vez mais fortalecer esta cultura de Direitos Humanos e promover a educação cidadã. Com a nossa instituição ingressando em uma rede e tendo outros parceiros, mostramos e reafirmamos nosso compromisso interno e externo com a pauta. Para o Observatório de Direitos Humanos, este primeiro contato é muito bom, porque está respaldando o trabalho que a gente vem realizando – conclui Lopes. 

Ações 

Desde 2018, o Observatório de Direitos Humanos da UFSM busca promover a cidadania e a cultura de Direitos Humanos, a partir de diversos temas e ações dentro e fora da instituição de ensino. Entre os eixos trabalhados, estão infância e adolescência; população negra; população indígena; pessoa idosa; pessoa com deficiência; pessoas LGBTTQI+; refugiados; entre outros. 

Nos últimos anos, a Universidade tem fechado parcerias para desenvolver iniciativas. São casos da Casa Verônica, onde são abordadas questões de gênero; o convênio com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em projetos de extensão prisional; atividades com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e colaborações com casas de acolhimento, como o Esperançando e no programa UFSM na Rua. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PIS/Pasep 2024: saiba como consultar online e outras 5 notícias Anterior

PIS/Pasep 2024: saiba como consultar online e outras 5 notícias

Empresas têm até dia 29 para enviar comprovantes de rendimentos Próximo

Empresas têm até dia 29 para enviar comprovantes de rendimentos

Geral