A Calourada 2024 já tem data para ocorrer e terá novidades nesta edição. Com uma programação estendida, o evento vai ter seis dias de duração, entre 9 e 14 de março, na Gare da Viação Férrea. Além dos tradicionais quatro dias de festa para recepção dos “bixos”, mais dois dias de atividades também estão previstos com acolhimento dos calouros e integração entre os professores da cidade.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo o secretário de Comunicação da prefeitura, Ramiro Guimarães, a obra de revitalização da Gare, que está em andamento, não vai interferir na Calourada. Diante dos tapumes, o espaço está mais estreito, mas para acomodar o público, a ideia é ampliar a extensão do evento. Para isso, o palco será posicionado após o deck do Mercado Público, mais próximo ao viaduto da Gare.
– A Gare está mais estreita em função dos tapumes, mas vamos “alongar” o espaço. O entorno do viaduto vai ter um reforço de segurança, vão ser colocadas telas de proteção. Isso foi um ponto que nos debruçamos muito, sobre fazer ou não na Gare, mas a orientação dos órgãos de segurança é que eles já tem expertise em fazer a segurança na Gare, e os Bombeiros também nos garantiram isso – afirma o secretário.
De acordo com a secretária-adjunta de Cultura, Fabrise Muller, a expectativa de público da Calourada é de 12 a 15 mil pessoas por noite de festa.
– A Calourada vem na terceira edição a partir da experiência que tivemos nas outras duas edições. Estamos tentando aperfeiçoar o que é necessário, desde o acesso para evitar filas até a questão da facilidade dos alunos para consumo de água, (por exemplo). Então, estamos desde o início de janeiro com reuniões tentando ajustar todos os detalhes para que as pessoas possam participar da Calourada com segurança, tranquilidade e conforto – relata Fabrise.
A Calourada é uma realização da prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFSM) e da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), com promoção do Grupo Diário.
Calourada 2024
- Quando – 9 a 14 de março de 2024
- Onde – Gare da Viação Férrea
- Entrada – Gratuita
Programação
9 de março (sábado)
- Pode chegar – Acolhimento dos alunos e familiares
- Oferta de serviços estudantis, bancários e de saúde; atrações musicais e praça de alimentação
- Horário – 10h às 20h
10 de março (domingo)
- Professorada – Confraternização entre os professores das redes pública e privada de Santa Maria
- Corrida e caminhada (aberta ao público); atrações musicais, praça de alimentação e mateada
- Horário – 7h30min (rústica); 10h às 20h (evento)
11 a 14 de março (segunda a quinta-feira)
- Recepção dos calouros das universidades da cidade – Quatro dias de festas com shows locais e nacionais
- Infraestrutura montada na Gare com videomonitoramento, reforço do efetivo de policiais, espaço aberto e fechado, banheiros químicos e contador de público
- Ponto de venda de alimentos e bebidas, serviços de saúde gratuitos, linhas especiais de ônibus
- Horário – 19h às 00h
Pré-Calourada no final de semana
Nesta edição, uma pré-Calourada será realizada no final de semana que antecede o início do semestre letivo da UFSM. No sábado (9 de março), ocorre o Pode chegar, entre 10h e 20h, que vai oferecer diversos serviços para os estudantes que estão chegando na cidade.
Dentre alguns, estão a confecção de carteirinhas do transporte público, do Restaurante Universitário e da União Nacional dos Estudantes (UNE); os estandes de instituições de ensino, agências bancárias, imobiliárias e serviços de saúde; além de atrações musicais e praça de alimentação.
– Vamos estar na Gare com uma série de serviços que são importantes para quem está chegando na cidade ou até para quem já mora aqui. A ideia é que as pessoas venham, se sintam bem e possam permanecer no espaço passando pelos estandes e conseguindo pegar as informações que interessa – detalha Fabrise.
No domingo (10 de março), está marcado o Professorada, evento destinado aos professores de todas as esferas e redes de ensino de Santa Maria. A ideia, segundo a secretária-adjunta, é ter um momento dedicado a estes profissionais da educação. A programação do dia incluiu uma rústica a partir das 7h30min. Ao longo do dia, até às 20h, também terá praça de alimentação, shows e mateada.
Os quatro dias de festa
Assim como nas edições anteriores, a Calourada vai contar com reforço no videomonitoramento e no efetivo de policiais. A festa ainda vai ter com um contador eletrônico de público.
Uma infraestrutura também será montada com espaço aberto e fechado, além de banheiros químicos. Serviços de saúde serão oferecidos gratuitamente. Pontos de venda de alimentos e bebidas vão estar disponíveis. As linhas especiais de ônibus do Centro, Camobi e Região Oeste vão funcionar nos dias de festa.
Uma programação com shows também está sendo definida. Cada noite terá apresentação de dois djs e uma atração principal. Segundo Fabrise, os shows terão artistas locais e nacionais.
– Os djs que vão participar dessas quatro noites estão sendo contatados pela representação dos alunos. Eles são responsáveis pela seleção e convite desses djs. A UFSM e a prefeitura estão cuidando dos quatro shows principais de cada noite. A curadoria dos artistas ficou a cargo dos alunos, estamos seguindo as indicações que nos passaram. Toda a parte de alimentação e de bebidas também está sob a administração do DCE e da Liga das Atléticas. Focamos muito no protagonismo dos alunos considerando que é um evento que é deles e feito para eles – diz Fabrise.
Os artistas que vão fazer apresentações na Gare durante a Calourada também poderão participar de ações paralelas em escolas de várias regiões de Santa Maria. Conforme a secretária-adjunta, a ideia é realizar palestras e bate-papos para que os estudantes conheçam um pouco da vivência cultural e do empreendedorismo no mundo artístico.
A organização da Calourada também está incentivando e reforçando que os estudantes realizem trotes solidários na primeira semana de aulas do semestre.
As outras edições da Calourada na Gare: