cidadania

Voluntário encorajou e treina time de futebol feminino

18.398

Fotos: Renan Mattos
O diretor do Maníacas F.C., Francisco Vasconcellos (à esq.) treina as jogadoras do time

O autônomo Francisco Vasconcellos Campos, 25 anos, sempre incentivou a mulher, Kawany da Silva, 22, a desenvolver as habilidades no futebol. E, no intuito de motivá-la cada vez mais, ele levava Kawany e as duas filhas, Isabele, 7, e Yasmin, 9, para treinarem em ginásios públicos de Santa Maria. 

Em 2018, ao se deparar com as dificuldades de quem sonhava, mas não conseguia formar uma equipe por falta de recursos, Francisco decidiu criar um time feminino, o Maníacas F.C. 

- No início, eu assistia aos treinos. Aos poucos, comecei a levar bola e cones aos jogos. Nessa rotina, percebendo a necessidade, me tornei treinador da equipe. Recebemos mamães e donas de casa que voltaram a jogar depois de anos sem praticar esporte. Elas são muito dedicadas - comenta Francisco. 

Entre as motivações do treinador, está o desejo de oferecer diferentes oportunidades à juventude.

- Conhecer histórias, ganhar confiança e ver a alegria das jogadoras é maravilhoso. Algumas nos pedem ajuda e conselhos, já que nos veem como amigos. Desenvolver esse trabalho social é poder enxergar o mundo de forma diferente - diz o treinador. 

Francisco conta que o time começou a crescer a partir de junho de 2019, ao participar de torneios. 

Hoje, a equipe conta com 30 jogadoras de diferentes faixas etárias e regiões de Santa Maria. 

O time abrange todas as categorias e têm acolhido jogadoras de 7 a 26 anos. Segundo o voluntário, a iniciativa está disponível para quem quiser: 

- O time não faz peneiras e não tem limite de idade. Mesmo quem não sabe jogar é bem recebida. 

Aqui, umas ensinam às outras.

Mas essa rotina não é tão simples. Francisco se mobiliza para encontrar locais para o time treinar, visto que o grupo não tem recursos para pagar aluguel ou adquirir materiais. Ainda assim, os treinos ocorrem, em média, uma vez por semana.

Daniela Ferreira de Alcântara é apaixonada pelo futebol desde criança. Aos 27 anos, ela voltou a jogar. Ela é uma das atletas do Maníacas F. C.

PARCERIA
O voluntário conta com o apoio de diferentes instituições para levar o projeto adiante. Entre eles, está a Liga Santamariense de Handebol e a equipe do Penharol de Santa Maria, que cedem seus horários sempre que podem: 

- No momento, estou atrás de equipamentos como cones e bolas de salão e de campo. Com isso, consigo melhorar as condições de treino da criançada. 

Para Kawany, o grupo não é apenas um time, é uma família. 

Isso se tornou mais evidente porque várias mães juntaram-se à equipe e tornaram essa união ainda mais consolidada. 

- Estamos comprometidos a ajudar no crescimento tanto esportivo quanto pessoal de cada jogadora - acrescenta ela. 

A manicure Daniela Ferreira de Alcântara, 27 anos, joga no time há cerca de dois meses. Apaixonada por futebol desde criança, já sonhou em jogar profissionalmente. Hoje, além de atuar em campo, ela incentiva outras meninas a encontrarem lugar no esporte. 

- Nunca perdi o gosto pelas quadras. Esse é um espaço que influencia as crianças a fazerem o certo. Quero que elas saibam que podem contar conosco dentro e fora de campo. Amo fazer parte dessa equipe - conta. 

Daniela divide o tempo entre profissão e o cuidado dos filhos de 7 e 2 anos. E, nessa rotina, ela separa tempo para os treinos: 

- A disposição de Francisco e de Kawany é admirável. Eles cuidam das filhas, trabalham e ainda tocam o time. É muito bom conviver com eles - comenta. 

Recepcionista, Lesli Ralize Saldanha, 26 anos, afirma que o Maníacas F.C. é uma família:

- A prontidão de Francisco faz grande diferença para a comunidade da Zona Norte. Ele não pensa só em si. Agora, está organizando uma festa solidária para crianças. Fiquei muito feliz. Pensar nos pequenos é valorizar presente e futuro.

QUER AJUDAR TAMBÉM?
Além de coordenar o time, Francisco pretende expandir o apoio social por meio de eventos. Em 13 de outubro, a partir das 13 horas, o time vai realizar o 1° MANIACAS FEST KIDS, em comemoração ao Dia das Crianças. A festividade, realizada no pátio do ginásio Guarani Atlântico, no Bairro Salgado Filho, receberá crianças de até 10 anos. 

Para dar conta dessa ideia, o autônomo está em busca de colaboradores que disponibilizem piscina de bolinhas, cama elástica, dentre outros brinquedos. O grupo também está arrecadando brinquedos e doces para distribuir à criançada: 

- Colaborar com a causa animal está entre as nossas prioridades. Queremos providenciar abrigo e alimento para os que vivem na rua. 

Quem quiser ajudar esse projeto social basta entrar em contato com Francisco pelo telefone (55) 99140-4329 ou pela página, no Facebook, Maníacas F.C.

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: estudante busca transformar realidades por meio do voluntariado

Próximo

Onde procurar ajuda para fugir da depressão

Vida