Meu Pet é Pop

MEU PET É POP: Duda, a cachorra de vitrine do ''Espanhol Chaveiro''

Pâmela Rubin Matge

"

Há 16 anos, um estabelecimento da Rua Venâncio Aires, quase na esquina com a Serafim Valandro, não é apenas conhecido pelo produto que vende, mas pela mascote que costuma ficar na vitrine e se popularizou na região. Ela é a Duda, a cachorra do Espanhol Chaveiro. Segundo o tutor da cadelinha Maria Eduarda, o chaveiro Angelillo Alvarez Alonso, 50 anos, muitos curiosos chegam à loja não procurando só pelas chaves, cadeados e demais materiais, mas para ver a "cachorrinha de vitrine".

Adotada há 5 anos, como vive a cadela mais popular do Calçadão de Santa Maria

– Muitos já perguntaram: "Ela é de verdade mesmo?" Tempos atrás ficava na companhia dos filhotes, dentro de um balcão de vidro. As pessoas adoravam. A gurizada aqui do Fóton (curso pré-vestibular) costuma tirar fotos que vão parar no Facebook – conta Espanhol, como é mais conhecido pelos clientes.

Já com respiração, audição e visão prejudicadas, a idosa Duda não esbanja disposição. Os pelos brancos deram lugar à antiga cor caramelo, típica de muitos cães da raça dachshund (salsichinha). Depois de várias gestações psicológicas e uma verdadeira, a cachorrinha também já foi acometida por tumores nas mamas. Contudo, a lealdade ao tutor e a popularidade não envelhecem.

Assista todos os vídeos da série Meu Pet é Pop

– Ela é minha alegria, minha companhia. Sempre digo que parece que foi ela quem me escolheu. Hoje, as pessoas conhecem mais ela do que eu. Quando passeio por aí, muitos clientes não lembram de mim, mas reconhecem e chamam ela pelo nome. Nunca pensei que a Duda fosse mudar minha vida. Ela é que me ensinou muito  – conta o tutor.


Gisele, a top canina da UFSM

Foto: Rafael Guerra / Agência RBS

Meu Pet é Pop é uma seção idealizada em 2014 pela editoria de online do Diário de Santa Maria. Desde a sua concepção, já apresentou a história de oito animais, entre eles a Gisele, a famosa cadela da UFSM, a Gorda do Calçadão e o cão comunitário Valentin, conhecido por ganhar uma casinha intitulada "Minha Casa, Minha Vida", na Rua Tuiuti, no Centro. Se você conhece algum animal popular na sua rua ou bairro, conte para reportagem, pelo Facebook do jornal, pelo e-mail [email protected] ou [email protected]. Seu bichinho, seja ele gato, cão, tartaruga ou qualquer que seja a espécie, pode se tornar ainda mais pop.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

 Vidas adaptadas à esclerose

Próximo

Por que não sou promovido? Saiba como funciona a dinâmica das organizações

Vida