empreendedorismo

Agropecuarista usa madeira inutilizada para fazer móveis artesanais

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Carré tem um espaço em Itaara, onde ele vive, preparado para fazer as peças

Ter um hobby é algo bastante comum, mas conseguir viver dele é um privilégio. Pouco a pouco, o agropecuarista e artesão André Bermann Carré, 40 anos, trilha seu caminho no mundo dos negócios com uma proposta pouco comum na região central do Estado - a venda de móveis artesanais produzidos com madeira reaproveitada. A produção das peças começou como uma atividade de lazer e, agora, virou trabalho.

- Era como uma brincadeira. Comecei criando coisas pequenas, como um passatempo, para meus amigos. Eles me diziam que eu tinha "um dom" e que precisava investir nisso - brinca Carré, que nasceu na cidade de Joia, mas vive em Itaara.

A jornada do agora empreendedor pelo mundo do artesanato começou após ele largar um seminário, em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, para realizar um intercâmbio na Alemanha, em 1997. Na Europa, ele aperfeiçoou as técnicas para esculpir em madeira, participando de cursos de entalhamento, restauração de móveis antigos e esculpismo. Essa experiência mudaria a vida dele para sempre.

Estudante investe em comidas veganas e abre seu próprio negócio

- Hoje, eu olho para um pedaço velho de madeira e penso que ele pode se tornar uma coisa completamente nova - sugere Carré, que usa motosserra e serra para criar os produtos.

Mesmo já expondo as obras em feiras como o Pátio Rural, foi somente em 2016 que o artesão criou a empresa Carre Arte em Madeira, uma homenagem ao sobrenome da família, mas estilizado sem acento. Desde então, a popularidade das peças cresceu graças às redes sociais e às exposições que realiza, periodicamente, em shoppings santa-marienses.

- Às vezes, perco a noção do tempo fazendo minhas obras. Sei que, quanto mais eu me esforçar e me aperfeiçoar, mais terei retorno - pondera Carré, que também expõe seus trabalhos em sua conta no Instagram.

Mesmo que a empresa conte com um funcionário só, as obras são variadas. Elas vão de presépios, poltronas, cadeiras, mesas e quadros a decorações, no geral. As peças podem pesar de 1kg a 200kg, e o preço, de R$ 50 a R$ 5 mil.

Sonho de fazer viagem internacional leva casal a abrir negócio de doces em Santa Maria

- As obras estão tomando meu tempo e estão virando uma fonte de renda importante - considera. Apesar do crescimento do negócio, os sonhos de André continuam do mesmo tamanho. Agora, ele planeja a construção de um ateliê onde poderá expôr suas peças permanentemente, além de ministrar oficinas de artesanato.

- Acho importante as crianças terem contato com a natureza - sorri.

Até o final de maio, as obras de Carré estarão expostas, pela primeira vez, no Shopping Praça Nova. Ao final do mês de junho, elas devem retornar pela terceira vez para o Shopping Royal, local que recebeu os trabalhos do artista no ano passado e neste ano.

LEGIÃO DE COMPRADORES

Presépios estão entre algumas das especialidades de Carré

As exposições são reconhecidas tanto por Carré quanto pelos clientes como as maiores vitrines do trabalho dele até então. Foi durante uma dessas mostras, no Royal, que o publicitário Armando Ribas descobriu o talento do agropecuário.

- No meu primeiro contato profissional com ele, adquiri uma poltrona esculpida em pinus. Fiquei satisfeito e já fiz a encomenda de mais peças - conta o publicitário. Ainda segundo Ribas, a arte em madeira não é o único ponto forte de Carré.

- O que ele combina contigo, ele cumpre. Ele é um cara pontual e profissional no trato do trabalho dele. Ele tira o máximo da potencialidade da madeira, sem usar tantos outros artifícios. Acho isso bacana para arquitetura rústica - acrescenta Ribas.

Argentina ensina aula de canto em Santa Maria

O trabalho da empresa, que fica em Itaara, aos poucos, vai se tornando mais conhecido. A fotógrafa Karla Spall conheceu o trabalho de Carré durante a exposição no Pátio Rural.

- Achei o trabalho dele artístico. Era muito bem acabado. Sempre tive esse gosto por material em madeira e rústico - comenta a fotógrafa, que já adquiriu um aparador, um espelho, uma mesa, uma bancada, entre outras peças.

Leia mais matérias sobre empreendedorismo

Além disso, Karla afirma enxergar algo a mais nos produtos do artesão.

- Eu vejo as peças como obras. Elas não são só móveis, são únicas. Vejo como obras de arte - complementa.

Interessados em adquirir peças podem entrar em contato pelo telefone (55) 99961-4514. (Colaborou Lorenzo Seixas)

VARIEDADE
O artesão faz trabalhos detalhados. Confira algumas das opções rústicas abaixo:





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mãe e filha investem em receita caseira de cookies e abrem negócio Anterior

Mãe e filha investem em receita caseira de cookies e abrem negócio

Estudante investe em comidas veganas e abre seu próprio negócio Próximo

Estudante investe em comidas veganas e abre seu próprio negócio

Empreendedorismo