empreende

FOTOS: em Santa Maria, empreendedor aposta no sabor da culinária venezuelana

18.398

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Junto aos sócios Daisy Amario e Guillermo Pérez, Alejandro Maldonado (foto), transformou a arte de cozinhar na principal fonte de renda

Que tal experimentar um pão que alia cacau e gengibre na mesma receita? Ou petiscos regados de diferentes molhos? E, ainda, um bolo de café típico de outro país? Tudo isso faz parte da culinária venezuelana, sucesso em Santa Maria pelas mãos do sociólogo Alejandro Maldonado, 37 anos. 

VÍDEO + FOTOS: estudantes da UFSM fazem sucesso com minipaisagismo

Há três anos no Brasil, ele e a mulher, a também socióloga, Daisy D'Amario, 46, investiram todas as economias no que mais gostavam de fazer, ou seja, iguarias culinárias. O plano inicial do casal era concluir a pós-graduação no Rio Grande do Sul. No entanto, além de estudar, eles decidiram apostar no empreendimento próprio. 

- Na Venezuela, éramos professores universitários. Como a vida acadêmica é muito difícil para um estrangeiro no Brasil, arriscamos outras possibilidades. Então, convidamos um amigo, também venezuelano, o sociólogo José Guillermo Pérez, 32 anos,para ser nosso sócio. Assim, nasceu O Cafecito - explica Alejandro. 

O ESPAÇO
Em fevereiro de 2019, os empreendedores deram início à reforma do lugar e encaminharam os documentos necessários para que Daisy se tornasse uma MicroEmpreendedor Individual (MEI). 

Quatro meses depois, o casal, oficialmente, deu início aos atendimentos. A meta de criar um ambiente aconchegante foi conquistada em um espaço colorido, moderno e que, além do cardápio de cafés, disponibiliza livros aos frequentadores. 

Conforme Alejandro, a diversidade de doces do Cafecito é mais uma opção para que os clientes se sintam convidados a experimentar as delícias do local, entre elas, o pão de gengibre, cacau e limão, e o pão de banana e nozes. 

Empreendedora de Santa Maria investe em decoração para todos os gostos

Elementos da culinária venezuelana também têm sido introduzidos no cardápio da cafeteria, como os tequeños (petiscos), chicha (bebida não fermentada à base de arroz e leite) e arepas (tortinhas assadas na chapa feitas com farinha de milho). 

Além da culinária, Alejandro tem oferecido programações diferenciadas no O Cafecito. 

- A ideia é fazermos brunchs e bate-papos em Espanhol, os quais já tiveram início - conta.

DIFERENCIAL
Adivo Paim Filho não perde a oportunidade de estar na cafeteria, seja para beber um bom café ou para ler.

- Moro próximo à cafeteria e, desde a reforma do local, aposto no sucesso do empreendimento - fala Paim, que é consultor de análises de cenários estratégicos. 

O professor universitário Fernando de Figueiredo Balieiro frequenta a cafeteria de duas a três vezes por semana, seja na companhia da mulher, Semíramis Corsi, ou com os amigos. 

- Sou aficionado por café de qualidade. O Cafecito preza por isto. Além disso, a forma como os empreendedores estão envolvidos no atendimento e preocupados com a opinião do cliente faz toda a diferença - diz ele. 

Fernando enfatiza que o ambiente é agradável também para trabalhar. O local dispõe de tomadas próximas às mesas, o que permite atividades como leitura ou reuniões informais.

Tequeños: o petisco clássico na Venezuela é feito de farinha de trigo, recheado de queijo e servido com molhos

Pão: com gengibre, cacau e limão, o que era tradicional ganha toque especial

Coffecake: o bolo é um dos mais apreciados pelos clientes da cafeteria

FATURAMENTO
Conforme Alejandro, no Brasil, o investimento para estrangeiros que não têm acesso à crédito, devido à condição de serem residentes "temporários" no país é alto:

- O Cafecito é uma aposta alta e representa uma reviravolta positiva em nossas vidas.

Os empreendedores ainda estão em fase de recuperação do valor investido. Para Daisy, a decisão pela iniciativa foi um pouco difícil:

- Consideramos que a oportunidade de ter um negocio nos daria autonomia. Além disso, precisávamos fazer girar nossas economias e, como sonhávamos em administrar uma empresa, prosseguimos.

VÍDEO: dona de casa faz sucesso com banca de tapiocas orgânicas

DIVULGAÇÃO
A divulgação do estabelecimento também é feita pelo casal. Daisy cuida da parte gráfica, enquanto Alejandro e Guilhermo fazem fotos para as redes sociais.

- Na logomarca, usamos duas xícaras e óculos, já que, Guilhermo, Daisy e eu utilizamos o acessório - explica Alejandro.

A intenção do nome é misturar português e espanhol, além de fazer referência ao famoso "cafezinho", como a bebida é popularmente chamada no Brasil.

O CAFECITO

  • O que - Oferece cafés, bolos,  tortas, salgados, petiscos, biscoitos, entre outros produtos
  • Quando - De segunda à  quinta das 7h30 às 20h, sextafeira das 7h30 às 22h, sábado das 11h às 22h e domingo das 15h às 20h
  • Onde - Na Rua Conde de  Porto Alegre, 468. Bairro Bonfim

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Embelleze traz capacitação para quem quer crescer

Próximo

Cirne Automóveis celebra 25 anos com promoção especial

Empreendedorismo