Empreende

VÍDEO + FOTOS: artesã faz laços de cabelo como fonte de renda

18.398

Fotos: Renan Mattos
Gleide Ferraz começou produzindo laços para a neta e hoje investe no ramo. Ela trabalha no ateliê, em casa

A artesã Gleide Ferraz, 53 anos, encontrou na comercialização de laços de cabelo uma opção de fonte de renda. Em 2018, ela, que trabalhava no comércio, precisou de dedicar aos cuidados do pai, que ficou doente. Após alguns meses em casa, Gleide passou pelo desafio de retornar ao mercado de trabalho:


- Com mais de 50 anos, já não é tão fácil voltar. Fiquei desolada com a situação. Com incentivo da família, apostei nos artesanatos que sempre amei, como escultura e pintura, além da produção de cucas. No entanto, nada disso era oficial.

Programa sobre empreendedorismo com Lisete Frohlich estreia nesta terça

A empreendedora conta que, com dom e paixão pelas artes, começou a fazer laços de cabelo para a neta, Alice, 6 anos. A partir de então, quando passou a receber encomendas das mães das amigas e colegas da neta.

- Iniciei aos poucos, comprando um metro de duas ou três fitas por vez, timidamente. Com o retorno positivo, passei a me especializar em tudo o que fosse referente ao assunto e me atualizar acerca das novidades do mercado - conta.

A artesã investe em diferentes estampas e busca tendências para agradar ao público

A microempreendedora contou com o apoio financeiro do marido para realizar a primeira compra de materiais. No planejamento, ela reserva cerca de 50% dos lucros para investir em melhorias. Ela também criou páginas nas redes sociais, no Facebook e Instagram. E, para fazer uma boa divulgação, capricha na produção das fotos.

A social media Patrícia Melo criou a logo da Gleide Arte Bonita. Ela explica que a arte foi pensada para abranger os diferentes trabalhos da artesã. De acordo com ela, ainda há espaço para quem busca esse mercado.

Família produz fraldas ecológicas em Santa Maria

- Uma execução bem realizada é básico. O cuidado em cada detalhe e o acabamento são obrigações. Meu diferencial é a constante atualização de tendências - explica a empreendedora.

Ela conta que, neste verão, os maiores sucessos foram os laços para piscina, que consistem em revestimentos de plástico transparente com adereços coloridos dentro, e os recheados de slime. No inverno, as plumas estarão em alta.

Com tanto sucesso nas ideias, a empreendedora passou a investir nos materiais e utensílios para a produção, além de máquina de cartão e cartões de visita. O espaço de trabalho, que era dentro de casa, passou para uma peça separada da casa.

- Para não me distrair, estipulei um horário de serviço, que é das 14h às 19h, de segunda a sexta-feira. Encaro como um trabalho convencional - diz a laçeira, como são chamadas as artesãs do ramo.

Cabeleireira leva o salão de beleza até a casa dos clientes

Outro detalhe é a entrega dos produtos. Gleide faz questão de arrumá-los em pacotes ou em caixinhas para presente.

Depois de ter em mãos os adesivos com a logo da empresa, ela mesma produz as embalagens, barateando os custos.

Cliente assídua, a auxiliar-administrativa, Natalia Machado compra laços de Gleide para a filha, Antonia, 4 anos. Contente com o produto, ela recomenda principalmente pela durabilidade e preço acessível:

- Eu comprava laços comuns, que geralmente se desfaziam ou descolavam da presilha conforme a Antonia, manuseava.

Buscando inovar, a artesã começou a produzir Kits Escolinha. Os conjuntos consistem em cinco diferentes adereços de cabelo, um para cada dia da semana, nas cores da escola ou creche, para fazerem surpresa à criança.

A empreendedora faz a propaganda pessoalmente, em cada escola, para as mães das alunas:

- Toda mãe deseja ver a filha bonita e não abre mão de um acessório para ver a criança feliz.

A laceira aceita, também, encomendas de laços para pets, ramo no qual está começando a se aventurar.

PARA PEDIR
Gleide Arte Bonita

  • Quanto - a unidade da peça varia entre R$12 e R$22 
  • Como encomendar - pelo Facebook ou Instagram

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: aposentada confecciona roupas de boneca para complementar renda

Próximo

Programa sobre empreendedorismo com Lisete Frohlich estreia nesta terça

Empreendedorismo