empreende

Família produz fraldas ecológicas em Santa Maria

18.398

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A mamãe Camila cuida da divulgação, o papai Diego da administração e a vovó Neuza da confecção. Sara é a 'modelo' das fraldas

Você já parou para pensar quantas fraldas descartáveis o seu filho, neto ou sobrinho utilizou nos primeiros meses de vida? Pois é, são milhares de peças, com certeza. Todo esse material acaba no lixo e demora anos para se decompor. Foi pensando no meio-ambiente, na qualidade de vida dos bebês e também na economia que a família da arquiteta Camila Dias, 34 anos, lançou a Saracura Ecofraldas.

Feirão Regional terá estande de alimentos no Pode Chegar


Um estilo de vida consciente já norteava o cotidiano de Camila há alguns anos. Ela conta que havia aplicado mudanças nos hábitos alimentares e na profissão. Depois, com o nascimento da filha Sara, hoje com 1 ano e 8 meses, a empreendedora decidiu manter as decisões sustentáveis na criação da pequena também.

- Quando engravidei, fui buscar as fraldas reutilizáveis. Pesquisei e encontrei poucas marcas nacionais, nenhuma do Rio Grande do Sul. Só encontrava pessoas que revendiam fraldas importadas da China, nada sustentáveis - conta Camila.

11 escolas de Santa Maria são contempladas por programa de prevenção ao uso de drogas

A família, que é de São Sepé, mas mora em Itaara, passou a comprar fraldas reutilizáveis de forma sortida, uma ali e outra aqui. Para ela, a qualidade do produto era prioridade.

- Comecei a falar sobre essas fraldas nas minhas redes sociais e percebi que muitas famílias não cogitavam o uso por não conhecerem a proposta. Logo, a vontade de vender essas fraldas foi se intensificando. Conheci uma pequena fábrica na minha cidade e, tempo depois, recebemos a proposta de comprar os materiais do local para iniciarmos a produção - lembra.

PRATICIDADE
Mas, na prática, qual é a diferença das ecofraldas para as antigas fraldas de pano, que podiam ser lavadas? A facilidade na hora de lavar é uma grande vantagem. O tecido é mais confortável e é impermeável. As fraldas e os absorventes, que ficam em um compartimento na peça, podem ser lavados na máquina de lavar roupas, com pouco sabão e secagem rápida.

O processo é completamente artesanal. A parte da costura fica com a vovó Neuza, mãe de Camila. Ela explica que a produção é feita em série e, cada fralda, leva mais ou menos 1 hora para ser confeccionada.

VÍDEO + FOTOS: filme de 1953 retrata a tradição da colheita de pinhão em Itaara

Os modelos da Saracura Ecofraldas são de tamanho único e possuem botões de ajuste para o tamanho. Cada kit, com uma fralda e dois panos absorventes, tem o preço de R$ 64. Sem contar a mão de obra, o valor de produção fica em torno de R$ 20.

- Para ter um enxoval de uso exclusivo de ecofraldas, sugerimos que a família compre, no mínimo, 20 kits. O ideal são 30 kits, para conseguirmos lavar as fraldas com tranquilidade mantendo a criança sempre com fraldas ecológicas - orienta Camila.

Praticamente, toda a família da pequena Sara está envolvida com o empreendimento, inclusive o papai, o administrador Diego Bassan, 33 anos. Enquanto a mulher cuida da divulgação, ele se dedica ao planejamento financeiro.

- Vendemos com pagamento parcelado para facilitar a aquisição. Geralmente, não se pensa a longo prazo e acabamos pagando um preço por conta do uso das fraldas descartáveis. Além do aspecto sustentável, as famílias economizam ao adquirirem produtos sustentáveis - comenta Diego.

Theatro Treze de Maio abre edital de projetos para 2020

A enfermeira Jéssica Fronza da Silva já pesquisava sobre fraldas ecológicas desde antes de engravidar. Ela, que conheceu a Saracura Ecofraldas por meio de amigos, comenta que a principal vantagem é cuidar dos pequenos sem agredir o meio ambiente, além da economia.

- Se nossos pais e avós conseguiam cuidar das crianças com fraldas reutilizáveis, por que não conseguiríamos? A economia deve ser considerada, visto que se faz um investimento inicial para se obter os kits, mas, com as lavagens, fica fácil de reutilizar - pondera a cliente.

EVENTO
Em 8 de março, Camila irá participar do Primeiro Encontro das Mulheres da Nossa Aldeia, evento que acontece no Parque Itaimbé, próximo ao Restaurante Popular. Das 11h ao meio-dia, ela palestrará com o tema "Maternidade sustentável, o que me levou a usar fraldas ecológicas".

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Programa sobre empreendedorismo com Lisete Frohlich estreia nesta terça

Próximo

Cabeleireira leva o salão de beleza até a casa dos clientes

Empreendedorismo