Soluções biotecnológicas

Luis Eduardo Curioletti

Desafios no campo não faltam. Produtividade e rentabilidade são constantemente ameaçadas por pragas, doenças, solos com limitações químicas, físicas e biológicas, instabilidade climática, crises comerciais e tensões geopolíticas que geram imprevisibilidade na oferta e no custo dos insumos.

 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Soma-se a isso um mercado que exige, cada vez mais, produtos oriundos de cadeias produtivas sustentáveis. É nesse cenário que a Bioagreen, residente no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem atuado com soluções biotecnológicas pensadas para o presente e o futuro da agricultura.


Parcerias

A partir da estrutura do InovaTec e da parceria com diferentes grupos de pesquisa da UFSM, a Bioagreen desenvolve tecnologias aplicadas com foco na resolução de problemáticas do campo, capacitações e direcionamento tecnológico – ações que vão além dos mais de 20 produtos do seu portfólio. Nessa frente, destacam-se os programas: TA no Alvo, Solo Bioativo e Patrulha Nematoides.


Pulverização

O TA no Alvo é um programa de acompanhamento técnico que leva ao campo um olhar detalhado sobre a operação da pulverização. São abordados, na propriedade, 26 pontos relacionados à prática, que vão desde os riscos toxicológicos ao operador, uso correto de EPI, até questões ligadas à qualidade da água, preparo de calda, escolha e dimensionamento de pontas, condições ambientais e de aplicação, além da inspeção, manutenção e aferição do pulverizador.


Solo vivo, solo produtivo 

O Programa Solo Bioativo parte de um princípio simples: solo vivo é solo produtivo. A iniciativa realiza o mapeamento microbiológico do solo, identifica desequilíbrios causados por doenças, pragas, deficiências nutricionais e problemas físicos, além de propor recomendações de rotação e sucessão de culturas, com base em análises enzimáticas e metagenômicas. Os resultados têm sido animadores, independentemente do nível tecnológico, da região ou da cultura adotada. 


Manejo integrado 

Por fim, a Patrulha Nematoides é uma resposta direta a um dos maiores vilões ocultos das lavouras: os nematoides. O programa combina diagnóstico de precisão com soluções biológicas específicas para cada espécie predominante. Além do controle, o foco está na supressão natural desses organismos por meio do manejo integrado, que envolve rotação de culturas, uso de plantas supressoras, escolha adequada de cultivares, e manejo químico e biológico.


Um novo fazer

Esses programas são construídos com base em pesquisa aplicada e constante validação a campo, muitas vezes em parceria com grupos de extensão e laboratórios da UFSM e de outras instituições de ensino e pesquisa que integram o ecossistema de inovação do agro brasileiro. Mais do que oferecer produtos, a Bioagreen promove um novo jeito de fazer agricultura: com técnica, ciência e conhecimento gerado dentro da universidade

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gripe e aparências que enganam Anterior

Gripe e aparências que enganam

Câmara cria comissão especial para debater sobre tarifa zero no transporte de Santa Maria Próximo

Câmara cria comissão especial para debater sobre tarifa zero no transporte de Santa Maria

Colunistas do Site
00:00
00:00