Desafios no campo não faltam. Produtividade e rentabilidade são constantemente ameaçadas por pragas, doenças, solos com limitações químicas, físicas e biológicas, instabilidade climática, crises comerciais e tensões geopolíticas que geram imprevisibilidade na oferta e no custo dos insumos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Soma-se a isso um mercado que exige, cada vez mais, produtos oriundos de cadeias produtivas sustentáveis. É nesse cenário que a Bioagreen, residente no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem atuado com soluções biotecnológicas pensadas para o presente e o futuro da agricultura.
Parcerias
A partir da estrutura do InovaTec e da parceria com diferentes grupos de pesquisa da UFSM, a Bioagreen desenvolve tecnologias aplicadas com foco na resolução de problemáticas do campo, capacitações e direcionamento tecnológico – ações que vão além dos mais de 20 produtos do seu portfólio. Nessa frente, destacam-se os programas: TA no Alvo, Solo Bioativo e Patrulha Nematoides.
Pulverização
O TA no Alvo é um programa de acompanhamento técnico que leva ao campo um olhar detalhado sobre a operação da pulverização. São abordados, na propriedade, 26 pontos relacionados à prática, que vão desde os riscos toxicológicos ao operador, uso correto de EPI, até questões ligadas à qualidade da água, preparo de calda, escolha e dimensionamento de pontas, condições ambientais e de aplicação, além da inspeção, manutenção e aferição do pulverizador.
Solo vivo, solo produtivo
O Programa Solo Bioativo parte de um princípio simples: solo vivo é solo produtivo. A iniciativa realiza o mapeamento microbiológico do solo, identifica desequilíbrios causados por doenças, pragas, deficiências nutricionais e problemas físicos, além de propor recomendações de rotação e sucessão de culturas, com base em análises enzimáticas e metagenômicas. Os resultados têm sido animadores, independentemente do nível tecnológico, da região ou da cultura adotada.
Manejo integrado
Por fim, a Patrulha Nematoides é uma resposta direta a um dos maiores vilões ocultos das lavouras: os nematoides. O programa combina diagnóstico de precisão com soluções biológicas específicas para cada espécie predominante. Além do controle, o foco está na supressão natural desses organismos por meio do manejo integrado, que envolve rotação de culturas, uso de plantas supressoras, escolha adequada de cultivares, e manejo químico e biológico.
Um novo fazer
Esses programas são construídos com base em pesquisa aplicada e constante validação a campo, muitas vezes em parceria com grupos de extensão e laboratórios da UFSM e de outras instituições de ensino e pesquisa que integram o ecossistema de inovação do agro brasileiro. Mais do que oferecer produtos, a Bioagreen promove um novo jeito de fazer agricultura: com técnica, ciência e conhecimento gerado dentro da universidade