MPRS denuncia 21 pessoas por esquema de falso consórcio que causou prejuízo de milionário em cidade da região

MPRS denuncia 21 pessoas por esquema de falso consórcio que causou prejuízo de milionário em cidade da região

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) ofereceu, na quarta-feira (17), denúncia criminal contra 21 pessoas investigadas por envolvimento em um esquema de estelionato conhecido como “golpe do falso consórcio”, em São Francisco de Assis. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Além dos dois crimes de estelionato, os denunciados respondem por associação criminosa armada e crime contra as relações de consumo. Conforme o MPRS, o prejuízo apurado ultrapassa R$1,8 milhão.

A promotora de Justiça Carolina Reinheimer, responsável pelo caso, aponta que as fraudes foram praticadas entre os meses de julho e novembro deste ano, por meio de empresas sediadas em Passo Fundo. Segundo a denúncia, os investigados apresentavam propostas fraudulentas que prometiam contemplação imediata em consórcios, induzindo as vítimas a efetuarem pagamentos sucessivos sob a justificativa de “entrada” ou “lance”.

Convencidas de que cada depósito garantiria a liberação rápida da carta de crédito, as vítimas realizaram transferências financeiras repetidas. Em um dos episódios descritos na denúncia, o prejuízo individual superou um milhão de reais. O Ministério Público sustenta que não havia intenção de contemplação e que o modelo adotado tinha como único objetivo a obtenção de vantagem ilícita.

A investigação também identificou a atuação de uma associação criminosa com caráter estável e permanente, estruturada para dar aparência de legalidade às fraudes. Durante as diligências, foram apreendidas armas de fogo e munições em endereços ligados a integrantes do grupo. Outro elemento considerado relevante foi a constatação de escolta dos acusados por uma viatura da Brigada Militar, circunstância que, segundo o MPRS, reforça a gravidade da organização criminosa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nego Di é denunciado por descumprimento de medidas protetivas em caso de violência doméstica Anterior

Nego Di é denunciado por descumprimento de medidas protetivas em caso de violência doméstica

Ex-esposa de coronel da FAB tem condenação mantida por agressão a militares em Santa Maria Próximo

Ex-esposa de coronel da FAB tem condenação mantida por agressão a militares em Santa Maria

Polícia/Segurança