A obra da ponte do Arroio Grande, em Santa Maria.
Nas últimas semanas, o cenário às margens da RSC-287 mudou rapidamente nas obras das pontes dos arroios Grande e Barriga. Dezenas de operários e máquinas estão construindo os aterros laterais de pedras, que serão 2 metros mais altos do que a pista antiga, enquanto outras equipes estão fazendo os pilares e estruturas de concreto das duas pontes, que serão mais altas e mais compridas para resistir a novas enchentes.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A princípio, o prazo inicial de conclusão, para o fim de fevereiro de 2026, será mantido, mas tudo dependerá ainda do pagamento para a Rota de Santa Maria dos R$ 110 milhões que foram aprovados pela Agergs e pelo conselho do Fundo da Reconstrução. Esse valor se refere a um direito de ressarcimento pela concessionária pela execução dessas novas obras, que não estavam previstas no contrato.
Em outubro, a Rota já havia informado que a continuidade das obras e o prazo de conclusão das pontes poderá sofrer alterações (leia-se atrasos) se o pagamento não for feito.
Na quarta, o Diário voltou a questionar a Secretaria Estadual da Reconstrução. Ela confirmou que o conselho do Funrigs aprovou a verba para a Rota e que a resolução já foi publicada, mas disse que o pagamento em si dos valores ainda não tem data para ocorrer.
Ponte de Arroio Grande
Na obra da ponte do Arroio Grande, nesta quinta (11), de um lado havia seis caçambas e um rolo para nivelar as pedras do aterro, que já está mais alto do que a pista antiga. A velocidade da obra impressiona, pois há um mês, não havia quase nada do aterro. Outras equipes fazem os pilares e os encontros da ponte com o aterro. Devido à quantidade de caçambas para descarregar as pedras, há bloqueios momentâneos, o que deixa o trânsito lento. Ainda falta concluir o aterro, colocar pedras finas e o asfalto no trecho de 800 metros de acesso à ponte, além de concluir os pilares e as lajes da nova ponte. Se o Estado pagar os valores, a tendência é concluir a ponte até o final de fevereiro.
Ponte do Arroio Barriga
Já na ponte do Arroio Barriga, entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais, o trânsito é normal no desvio. A Rota já concluiu a base de pedra, mais alta que a pista antiga, e coloca camadas finas de pedra para depois fazer o asfalto. Na ponte, o bloco, o pilar e a viga central foram instalados. Nesta quinta (11), estavam sendo colocadas estruturas da ponte com dois guindastes. Assim como na ponte do Arroio Grande, ao lado da ponte do Barriga também foram feitas galerias para aumentar a passagem da água. (Colaborou Rian Lacerda)