Há 11 anos em obras, Travessia Urbana tem novo prazo para conclusão

Há 11 anos em obras, Travessia Urbana tem novo prazo  para conclusão

Foto: Deni Zolin

A esperança dos motoristas de ver o Dnit cumprir uma nova promessa de conclusão da duplicação dos 14,5 km da Travessia Urbana de Santa Maria agora em dezembro acabou indo por água abaixo. Nesta terça-feira (16), a obra completará 11 anos, pois havia iniciado em 16 de dezembro de 2014, com previsão inicial de R$ 309 milhões e de ser concluída até o final de 2017, em três anos. O aniversário de 8 anos de atraso vem com outra tentativa de terminar a obra. Nesta terça ou na quinta, o Congresso Nacional deve votar o projeto de lei que prevê o remanejamento de R$ 20 milhões para a duplicação, para resolver o problema que fez a obra ficar a passos de tartaruga neste ano. É que, ao longo de todo 2025, não houve verbas no Orçamento da União para a Travessia Urbana, e um dos consórcios só gastou R$ 1,5 milhão de sobras. Mesmo assim, na melhor das hipóteses, a obra não será concluída antes de maio de 2026.


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É que segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, mesmo se os R$ 20 milhões sejam aprovados agora, serão necessários mais R$ 5 milhões no Orçamento da União de 2026 e vários meses de trabalho para terminar a trincheira da Uglione e as pavimentações das ruas que passam por baixo da rodovia no acesso ao Bairro Urlândia e na Rua Capitão Vasco da Cunha. Também será preciso religar as luminárias que tiveram a fiação furtada e colocar camada de asfalto em alguns trechos.


_ Será necessário compor o Orçamento de 2026 para ser concluída a obra. Sem Orçamento, não tem como avançar nas obras. De tempo de obra na pista, a Travessia Urbana precisa de, no máximo, 4 meses para terminar e fazer seus acabamentos. Mas isso tendo disponibilidade Orçamentária para 2026 – afirmou Hiratan.


Diante disso, se houver a liberação dos R$ 20 milhões agora, há possibilidade de retomada do ritmo normal em janeiro e, se tudo correr bem, seria possível concluir a obra no início de maio, desde que seja confirmada a verba restante.


Atualmente, segundo o Dnit, 99% da duplicação está concluída, com 14 km da duplicação concluídos e sendo usados pelos motoristas há anos. O principal gargalo hoje é o Trevo da Uglione, onde falta concluir as trincheiras (pistas escavadas abaixo do nível do solo), por onde vão passar os veículos no sentido Itaara-São Sepé e vice-versa, sem precisar mais para na rotatória. Isso, aliado à conclusão da duplicação de 2,5 km da BR-392 na saída para São Sepé, prevista para os próximos meses, deve acabar com os congestionamentos na Uglione.


A evolução da obra ano a ano

Percentual pago e executado pelo Dnit a cada ano
Em dezembro de 2014, a promessa era concluir a duplicação em 3 anos. Mas até o final de 2017, o Dnit só pagou 52% dos R$ 309 milhões previstos. Confira quanto foi executado a cada ano e o total feito:



O que foi entregue e está em uso na Travessia Urbana

  • 14 km de pistas duplicadas, viaduto do Castelinho, Passarela da Vila Floresta, viaduto do Cerrito, 2º viaduto da rodoviária, viaduto da Duque de Caxias, dois viadutos grandes da Uglione e viaduto da rotatória, passagem inferior do Patronato, duas pontes do Arroio Cadena, viaduto da Faixa de Rosário/Walter Jobim, viaduto da Santa Marta, passarela da Coca-Cola, viaduto da Tancredo Neves, duas pontes do Arroio Ferreira e duas pontes do Arroio Taquara.


O que foi entregue em 2025

  • 2º viaduto da rotatória da Uglione, feito em metal; pistas duplicadas da BR-287 na Urlândia; passarela do Bairro São João e religamento da iluminação entre Ulbra e Trevo de Rosário.


O que falta concluir

  • Trincheiras da Uglione, passagem inferior da Urlândia e passagem inferior da Vasco da Cunha. Religar iluminação e colocar última camada de asfalto em alguns trechos.


Foto: Deni Zolin

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