Mauricio Araujo

Obra do Calçadão: deveria terminar neste mês, mas se estenderá mais um pouco

Já faz três anos e meio que quem transita pelo Calçadão Salvador Isaia percebe – até porque é inevitável – as obras no local. Se considerarmos o tempo do anúncio da obra, lá se vão mais de quatro anos, tempo de um mandato no Poder Executivo, por exemplo. No dia 11 deste mês, completou-se um ano da “fase final”, que foi quando a prefeitura intercedeu, alocou dinheiro público e assumiu a bronca para si. 


Em 12 meses a obra deveria estar concluída. Ainda não está, já que segundo a gestão municipal as obras têm prazo extra de execução, mesmo diante de uma previsão inicial.

 
Não há ainda uma data definitiva para a finalização do serviço, já que a obra está nos acabamentos. É preciso contar com dias secos e de baixa umidade para concluir a obra, o que, conforme a previsão do tempo para as próximas semanas, não deve ocorrer devido ao fenômeno El Nino, que traz mais chuvas ao Sul do país.

 
Depois de tantos anos – com idas e vindas, problemas e descrédito – e mesmo tendo que contar com a colaboração do tempo, agora, falta pouco para, enfim, Santa Maria voltar a ter um Calçadão pulsante e forte, como sempre foi historicamente.


Serviços

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, nos últimos dias, foi colocada a madeira plástica em 1,5 (um e meio) decks, ainda faltam ser colocadas em 3,5 (três e meio). A umidade dos últimos dias, esclarece o Executivo, interferiu justamente aqui, porque a colocação do material “envolve a melhor fixação com caimento e adaptações para uma boa drenagem nos espaços e não ficar água acumulada. A secretaria lembra que a equipe levou uma semana para colocar o primeiro deck, pois depende do grau de dificuldade”.

 
Nos próximos dias, começarão a ser colocados os postes e iluminação. A pintura do piso ocorrerá depois da instalação dos decks e limpeza do piso. A questão do paisagismo tem finalizada a parte de irrigação, e já foi testado o funcionamento nas galerias e na parte de terra. A parte ornamental começará, também, nos próximos dias, já que, conforme a secretaria, é o trabalho menos complexo, pois as plantas e as árvores serão apenas realocadas.


Breve histórico

  • Abril de 2019 – Prefeitura anuncia reforma completa do Calçadão sem utilizar recursos públicos
  • Janeiro de 2020 – Prefeitura dá início às obras
  • Março de 2020 – Obras são suspensas por conta da pandemia
  • Janeiro de 2021 – Obras são retomadas, previsão é de conclusão em oito meses
  • Abril de 2021 – As obras, que estavam paradas há cerca de um mês, são retomadas novamente
  • Setembro de 2021 – Corsan começa etapa de ligação de esgoto na obra do Calçadão
  • 27 de dezembro de 2021 – Prefeitura afirma que pode rescindir termo de compromisso com construtora
  • Março de 2022 – A prefeitura confirma que não concluiria a obra neste ano e que lançaria uma licitação, com recursos próprios, para terminar as obras
  • Maio de 2022 – Após lançamento e abertura de licitação, foi homologada a Construtora Continental de São Paulo Ltda., de Porto Alegre, como a responsável pelas obras
  • 11 de junho de 2022 – Recomeçam as obras da última etapa do Calçadão
  • Junho de 2022 a junho de 2023 – Ao longo do período, a obra andou conforme o planejamento. Está mais de 90% concluída. Mas sem data de reinauguração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ex-servidor terá que devolver R$ 19 mil desviados do Auxílio Inclusivo Municipal Anterior

Ex-servidor terá que devolver R$ 19 mil desviados do Auxílio Inclusivo Municipal

Nova perimetral mais perto de sair do papel Próximo

Nova perimetral mais perto de sair do papel

Mauricio Araujo