
Foto: reprodução
Marcelo Bisogno é o novo presidente da sigla em Santa Maria
O União Brasil está oficializado em Santa Maria. Isso porque a comissão provisória foi formalizada à Justiça Eleitoral e já consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O comando terá como presidente o ex-presidente do PDT Marcelo Bisogno, e de vice-presidente, o ex-prefeito José Farret. Desde que foi feita a fusão entre PSL e Democratas, o UB tinha representação na cidade, porém não formalizado.
Por decisão da direção estadual, o União Brasil se alinhou ao PT para as eleições de 2024 e, com isso, determinou que o grupo que estava no governo Jorge Pozzobom (PSDB) e ao mesmo tempo no comando do partido rompesse com o Executivo. Contudo, o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o presidente da sigla, Jair Binotto, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, além do vereador Manoel Badke, decidiram continuar aliados à gestão tucana.
Como consequência, o grupo deixará o União Brasil e ingressará em outros partidos. Binotto informou à coluna que ainda não há posição sobre nova legenda e que decidirá com o grupo. Já Decimo devera ir para o PSDB para concorrer à sucessão do prefeito Pozzobom. E Badke já afirmou que, por enquanto, permanece no UB até março do ano que vem, quando ocorre a janela partidária para troca de partido sem risco de perda do mandato.
Com a nova direção, os protagonistas do União Brasil serão Marcelo Bisogno e José Farret, já anunciado como futuro vice na chapa do deputado Valdeci Oliveira (PT) nas eleições de 2024. Também faz parte da comissão a ex-vereadora Cida Brizola, que concorreu à deputada estadual pelo UB. Havia especulações que ela poderia ir para o PSDB e Republicanos, mas ficará onde está.
A nova comissão
- Presidente – Marcelo Zappe Bisogno
- Vice-presidente – José Farret
- Tesoureiro – Jeferson Almeida
- Tesoureiro adjunto – Clovis Roberto Santos de Assis
- Secretário-geral – Roberto Moreira
- Secretária adjunta – Maria Aparecida Brizola (Cida Brizola)
- Membro – Ronei Gamboa