Foto: Luís Gustavo Santos (Diário)
Depois de confirmar à coluna, sexta-feira, que irá se filiar ao União Brasil e que concorrerá a vice-prefeito na chapa do deputado Valdeci Oliveira (PT) nas eleições de 2024, o ex-prefeito José Farret falou, nesta terça-feira (25), ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN 93,5 FM, e deu mais detalhes aos jornalistas Alexandre de Grandi e Rogério Kerber sobre sua decisão. Há quase uma década sem partido, o médico, 81 anos, disse que ele – além de outros nomes – ingressará no União Brasil após conhecer mais o funcionamento da sigla ao receber em seu apartamento o deputado federal Luiz Carlos Busato, presidente da legenda gaúcha. Confira os principais trechos da entrevista.
Escolha da sigla
“Fiquei lisonjeado (com o convite) e vou assinar a ficha. Eles (direção estadual) pretendem marcar uma data em Santa Maria, não só a mim, mas como diversas pessoas que também estão aderindo ao União Brasil. Deve ser agosto ou setembro”.
Vice de Valdeci
“Recebi, honrosamente, o convite há mais ou menos um mês do deputado estadual, ex-prefeito, vereador, deputado federal, ex-presidente da Assembleia e ex-governador por três dias Valdeci Oliveira. Sem dúvida, me senti lisonjeado, até porque trata-se de um político austero, honesto, trabalhador. Eu diria que tudo que tem em Santa Maria tem sempre a colaboração dele e do deputado Pimenta (hoje, ministro da Secretaria de Comunicação)”.
Idade
“Estou aí para somar. Com a minha idade de 81 anos, não quero atrapalhar, quero ser alguém para ajudar na campanha e se, porventura, Deus nos der a felicidade de eleitos, quero também ajudar, não dividir e não subtrair nada que seja do povo de Santa Maria”.
Direita e esquerda
“Aos que me criticaram, esqueceram que há 10 anos eu não tinha mais ficha partidária em nenhum partido. Então, consequentemente, eu tive uma opção coerente: votei coerentemente, votei no Pimenta, votei no Valdeci, posso dizer que voltei no Lula – acredito que, inclusive, o povo não vai se arrepender de ter o governo do Lula, tem trabalhado muito bem. E quanto ao Valdeci e ao Pimenta, eu diria quais obras em Santa Maria que não tiveram a participação do deputado federal Paulo Pimenta? E qual setor de Santa Maria que não teve a presença marcante e o apoio do deputado Valdeci? Então, eu não tenho do que me arrepender, votei coerentemente. E quanto às críticas, eu sou um democrata, eu aceito”.
Bombardeado
“Quando eu já abri o voto para o PT (para a dobradinha Pimenta/Valdeci), eu fui bombardeado várias vezes, até por alguns amigos meus nas redes sociais. Eu baixei a cabeça e continuei trabalhando, não briguei com ninguém, meu tipo de campanha que eu faço é assim. Hoje, eu te pergunto: qual o programa do União Brasil? O União Brasil faz parte do governo estadual, o União Brasil faz parte do governo federal, o União Brasil faz parte de ex-colegas meus, o União Brasil, como os demais partidos, também pega pessoas de outros partidos, então, eu não tenho do que me arrepender. Escolhi coerentemente e conscientemente”.
Família Bisogno
“Eu acho que a gente tá com boas companhias (família Bisogno no União Brasil) sem demérito aos demais, porque eu acho que a campanha e o político devem ter a hombridade de manter-se sempre numa linha de coerência, sem atingir. A gente pode ser adversário, mas nunca inimigos um do outro, nós precisamos somar para o benefício de uma cidade, do Estado, do município e da nação”.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp