Foto: Divulgação CMVSM
No último ano do seu sexto mandato no Legislativo e de despedida, já que não concorrerá à reeleição, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Manoel Badke (União Brasil), Professor Maneco, tem a oportunidade de governar a cidade por quatro dias.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na presença de colegas parlamentares, familiares, secretários municipais e representantes de entidades, Professor Maneco, como é conhecido, assumiu como prefeito em exercício com o afastamento do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e de seu vice, Rodrigo Decimo (União Brasil), para o cumprimento de agendas fora do Estado.
A transmissão do cargo ocorreu, no final da tarde de quarta (21), no espaço W do Itaimbé Palace Hotel e foi feita por Decimo. “É um momento ímpar”, afirmou Badke, emocionado, agradecendo a confiança de Pozzobom e Decimo.
A última vez que um vereador assumiu a prefeitura de Santa Maria foi em 2008, com Vilmar Galvão (PT), na época em que o prefeito era Valdeci Oliveira (PT), conforme registro do arquivo da Câmara.
Com a transmissão do cargo, o governo Pozzobom valoriza Badke, que sempre foi um fiel aliado do Executivo e até líder no Legislativo. Já o vereador, que é professor aposentado da UFSM, valoriza, ainda mais, sua trajetória política ao acrescentá-la de prefeito da cidade, embora temporário.
Agenda
O prefeito e o vice têm agenda no final da tarde de hoje com representantes da concessionária Rumo, em São Paulo, para tratar, entre outros assuntos, sobre a reabertura da Rua Sete de Setembro, fechada há cinco anos.
Manoel Badke, Professor Maneko
- 68 anos
- Filiado ao União Brasil
- Vereador no sexto mandato
- Foi presidente da Câmara em 2012
- Foi líder dos governos Schirmer (MDB) e Pozzobom (PSDB)
- Formado em medicina veterinária, é professor federal aposentado