O governador Eduardo Leite (PSDB) oficializou, na manhã de ontem, o ingresso do Republicanos no Palácio Piratini com o anúncio do agora deputado federal licenciado Carlos Gomes como novo secretário de Habitação e Regularização Fundiária. Ele substituirá Fabrício Peruchin, que assume a pasta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O atual titular da secretaria, o ex-deputado estadual Mateus Wesp (PSDB), assumirá cargo de assessor político no Gabinete do governador.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante reunião com sua equipe, Leite agradeceu aos secretários pelo trabalho no período em que estiveram nos cargos. “Essas mudanças são importantes para que possamos fortalecer a base de apoio político ao governo. Temos muitos projetos importantes nessas áreas e seguiremos empenhados para dar sequência ao trabalho desempenhado com muito comprometimento e lealdade pelos secretários”, afirmou Leite.
Com o ingresso do Republicanos no Piratini, o governo tucano reforça sua base na Assembleia com mais cinco deputados: Capitão Martim, Delegado Zucco, Eliana Bayer, Sergio Peres e Gustavo Victorino. Contudo, nem toda a bancada pode aderir automaticamente à base, já que há parlamentares que não concordam com a decisão do partido, como Victorino, parlamentar mais votado nas eleições de 2022, que anunciou ser independente em relação ao governo.
Fator 2024 entra na eleição da Mesa e desfecho é imprevisível
Informalmente, o Republicanos, que, no pleito do ano passado, apoiou Onyx Lorenzoni (PL) ao governo do Estado, já vinha votando com o Executivo e, inclusive, alguns deputados participavam de reuniões da base no Piratini.
Em lugar de Carlos Gomes na Câmara, assume o 1º suplente Ronaldo Nogueira (Republicanos). Já na coordenação da bancada gaúcha, o cargo caberá à deputada Any Ortiz (Cidadania).