Festival da Cultura Maker: uma semente em três dimensões

Luciana A. C. Ribeiro

​A cultura maker não é apenas uma tendência. Ela se consolidou em movimentos orgânicos nos grandes centros internacionais, permeou pequenas comunidades e popularizou a inovação pelo conceito do “faça você mesmo”. Reconhecer a importância desse processo possibilita a compreensão de seu desenvolvimento e abre espaço para fortalecê-lo em Santa Maria, ampliando seu alcance e acesso.


Para atender essa necessidade o Inovatec UFSM Parque Tecnológico realizou, durante o mês de maio, o Festival da Cultura Maker. Foram quatro semanas de intensas atividades para sensibilizar a comunidade e apresentar as possibilidades de uso do nosso mais novo espaço: o Inovatec.Lab – Laboratório de Fabricação e Prototipagem.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As ações tiveram início com a inauguração do Lab reunindo pró-reitorias da UFSM, autoridades municipais, representantes de diferentes instituições de ensino, membros do Sistema S, empresários e discentes. Como parte da programação do festival, realizamos uma capacitação para utilização do espaço. Com vagas limitadas, esta ação foi destinada às startups da Pulsar Incubadora e empresas do Parque, tendo como orientador Willian Rigon Silva, CEO e fundador da G2W Sistemas.


Promovendo a aproximação com diferentes áreas do conhecimento recepcionamos no InovaTec. Lab alunos de Administração da Unipampa (campus Sant’Ana do Livramento) e turmas de Desenho Industrial da UFSM. Em parceria com a Coordenadoria de Educação Empreendedora da Proinova, também recebemos discentes dos cursos de Tecnologia em Agronegócio, Gestão Ambiental e Administração. O espaço também foi visitado por professores, empresários e representantes da Rede RS Startup.


A base vem forte!

Ampliando nosso campo de atuação, saímos do Inovatec.Lab, deixamos de ser anfitriões e nos tornamos visitantes. Levamos inovação ao terreno mais fértil: a infância. Realizamos uma atividade de sensibilização com alunos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Com muita descontração, criatividade e massa de modelar, as crianças desenvolveram suas criações artísticas. Esses modelos foram reconstruídos digitalmente no laboratório, reproduzidos por uma impressora 3D e devolvidos às crianças como uma peça mais durável, marcando esse contato inicial com a cultura maker. 


Com o Festival da Cultura Maker, o Inovatec UFSM celebrou a inauguração de um laboratório com potencial transformador
; sensibilizou diferentes públicos sobre as possibilidades de aplicação da cultura maker e abriu espaço para a construção de mais programas e parcerias que possibilitem a melhoria de nossa cidade.


Plantamos, em três dimensões, mais uma semente da inovação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Síndromes respiratórias: o alerta e a urgência da vacinação Anterior

Síndromes respiratórias: o alerta e a urgência da vacinação

Com sessão encerrada na madrugada de sexta, Câmara de Santa Maria autoriza financiamentos e aprova mais cargos da Mesa e nova cota aos vereadores Próximo

Com sessão encerrada na madrugada de sexta, Câmara de Santa Maria autoriza financiamentos e aprova mais cargos da Mesa e nova cota aos vereadores

Colunistas do Site