A cultura maker não é apenas uma tendência. Ela se consolidou em movimentos orgânicos nos grandes centros internacionais, permeou pequenas comunidades e popularizou a inovação pelo conceito do “faça você mesmo”. Reconhecer a importância desse processo possibilita a compreensão de seu desenvolvimento e abre espaço para fortalecê-lo em Santa Maria, ampliando seu alcance e acesso.
Para atender essa necessidade o Inovatec UFSM Parque Tecnológico realizou, durante o mês de maio, o Festival da Cultura Maker. Foram quatro semanas de intensas atividades para sensibilizar a comunidade e apresentar as possibilidades de uso do nosso mais novo espaço: o Inovatec.Lab – Laboratório de Fabricação e Prototipagem.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As ações tiveram início com a inauguração do Lab reunindo pró-reitorias da UFSM, autoridades municipais, representantes de diferentes instituições de ensino, membros do Sistema S, empresários e discentes. Como parte da programação do festival, realizamos uma capacitação para utilização do espaço. Com vagas limitadas, esta ação foi destinada às startups da Pulsar Incubadora e empresas do Parque, tendo como orientador Willian Rigon Silva, CEO e fundador da G2W Sistemas.
Promovendo a aproximação com diferentes áreas do conhecimento recepcionamos no InovaTec. Lab alunos de Administração da Unipampa (campus Sant’Ana do Livramento) e turmas de Desenho Industrial da UFSM. Em parceria com a Coordenadoria de Educação Empreendedora da Proinova, também recebemos discentes dos cursos de Tecnologia em Agronegócio, Gestão Ambiental e Administração. O espaço também foi visitado por professores, empresários e representantes da Rede RS Startup.
A base vem forte!
Ampliando nosso campo de atuação, saímos do Inovatec.Lab, deixamos de ser anfitriões e nos tornamos visitantes. Levamos inovação ao terreno mais fértil: a infância. Realizamos uma atividade de sensibilização com alunos da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Com muita descontração, criatividade e massa de modelar, as crianças desenvolveram suas criações artísticas. Esses modelos foram reconstruídos digitalmente no laboratório, reproduzidos por uma impressora 3D e devolvidos às crianças como uma peça mais durável, marcando esse contato inicial com a cultura maker.
Com o Festival da Cultura Maker, o Inovatec UFSM celebrou a inauguração de um laboratório com potencial transformador; sensibilizou diferentes públicos sobre as possibilidades de aplicação da cultura maker e abriu espaço para a construção de mais programas e parcerias que possibilitem a melhoria de nossa cidade.
Plantamos, em três dimensões, mais uma semente da inovação.