Foto: Rian Lacerda (Diário)
Maior parte da dívida de quase R$ 200 milhões era da empresa de ônibus, que teve perda de receita com a pandemia da Covid-19
Depois de quatro anos, a Justiça decretou o fim do processo de recuperação judicial das empresas do Grupo Planalto. A decisão foi assinada nesta quarta-feira (19) pelo juiz Emerson Jardim Kaminski, da 3ª Vara Cível de Santa Maria.
Para evitar a falência, o grupo de transportes, com sede em Santa Maria, havia ingressado com pedido de recuperação judicial em 2021. A medida foi aceita pela Justiça em agosto daquele ano.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As empresas somavam dívidas que chegavam a R$ 196 milhões. A maior parte era do ramo de transporte rodoviário. A empresa de ônibus opera atualmente mais de cem linhas intermunicipais, interestaduais e até internacional. Entre elas, está a ligação entre Santa Maria e Porto Alegre.
A situação financeira da Planalto se agravou com a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021, quando os ônibus foram obrigados a transitar com, no máximo, metade dos assentos ocupados. A medida, de prevenção à proliferação do coronavírus, fez cair o número de passageiros e gerou queda na receita e um prejuízo milionário à empresa santa-mariense.
Durante a recuperação judicial, a Planalto apresentou um plano de pagamento aos credores. Segundo a decisão do juiz Emerson Kaminski, o grupo fica obrigado a seguir os pagamentos pactuados, devendo prestar contas ao final. Porém, poderá deixar a lista de empresas em recuperação judicial da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucirs).
O magistrado também determinou que a exoneração da administração judicial, realizada pelo escritório Feversani, Pauli & Santos Administração Judicial, "registrando o agradecimento deste Juízo pelo zeloso, diligente e competente trabalho desempenhado ao longo de todo o processo".
A homologação do encerramento do processo de recuperação judicial abrange as seguintes empresas do Grupo Planalto: Planalto Transportes, Veísa Veículos, Formosa Participações, JMT Administração e Participações e JMT Agropecuária.
Empresa comemora
A direção da Planalto Transportes comemorou a saída da recuperação judicial, período em que "implementou um rigoroso plano de reestruturação, com foco no equilíbrio financeiro, na renegociação responsável de compromissos, na eficiência operacional e no fortalecimento da governança corporativa". "Todas as etapas foram conduzidas com transparência, responsabilidade e diálogo constante com credores, colaboradores, parceiros e clientes", divulgou a empresa.
– Este é um momento de grande relevância para a Planalto Transportes. A conclusão da recuperação judicial demonstra a resiliência da empresa, a confiança dos nossos clientes, parceiros e o empenho de todos os colaboradores que acreditaram e trabalharam para tornar essa retomada possível – afirma a diretora presidente da Planalto Transportes, Lauren Teixeira.
Com a reestruturação concluída, a Planalto informa que segue focada em investimentos estratégicos, modernização de frota, inovação, melhoria contínua dos processos e fortalecimento de sua atuação nos mercados onde opera, sempre alinhada às melhores práticas de gestão e sustentabilidade.