Apesar de 2020 ter sido um ano recheado de dificuldades, uma pesquisa realizada pelo curso de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) revela que os santa-marienses tentam conservar o espírito natalino e querem presentear amigos e familiares no Natal. A pesquisa mostrou que 47,6% dos moradores de Santa Maria pretendem fazer compras de Natal. O índice é menor do que os 79% que tinham intenções de comprar presentes no Natal de 2019, segundo pesquisa também da Fisma feita no ano passado.
Leia mais colunas de Deni Zolin
Este ano, cresceu o número de indecisos, pois 39,2% ainda não sabiam se iriam comprar. Se todos eles resolverem adquirir algum presente, a cidade poderá atingir média semelhante à de 2019.
Seguindo a linha de consumo, os entrevistados indicaram o valor que pretendem investir nas suas compras. Para 75,9% dos entrevistados, o valor do tíquete médio (gasto por compra) sofrerá uma redução em relação ao ano de 2019, ficando em R$ 80,70 por item (em 2019, o tíquete médio era de R$ 109,50). Essa redução de 23% mostra que os consumidores estão mais cautelosos devido às incertezas no cenário político e na economia, além das consequências da pandemia, apontou a Fisma.
Em 2020, o pagamento à vista será o meio mais utilizado pela maioria dos respondentes (60,2%), seja em dinheiro (39,2%) ou no cartão de débito (37,3%). Em 2019, 54,7% dos respondentes afirmaram que iriam pagar à vista suas compras. Entre as modalidades disponíveis de crédito, 80% afirmaram que farão o pagamento com uso do cartão de crédito, e 12% farão no crediário da própria loja.
A pesquisa ouviu 166 pessoas, pela internet, de 23 de novembro a 9 de dezembro.