Deni Zolin

Projeto da duplicação deve prever só três viadutos, diz diretor do Daer

Projeto da duplicação deve prever só três viadutos, diz diretor do Daer

Foto: Eduardo Ramos (Diário/ Arquivo)

Durante o Seminário Nacional Infraestrutura e Operação dos Sistemas de Transportes, promovido pelo Grupo de Mobilidade (Gmob), da UFSM, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, falou com exclusividade à coluna sobre o andamento do projeto de duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287). 

A empresa de engenharia Engemin, de Pinhais (PR), que foi contratada em novembro para fazer os projetos, entregou o esboço inicial, com as propostas de melhorias na rodovia, em abril.

Segundo Faustino, que é formado na UFSM e conhece bem a realidade da cidade, nesse plano de trabalho feito pela Engemin, foi mantida a previsão de viaduto ou passagem inferior (túnel curto por baixo da rodovia) em três pontos da Faixa Nova, como previa a licitação. Elas devem ser feitas no trevo da Avenida Roraima (acesso principal à UFSM), no trevo de Pains (acesso secundário à universidade) e na Travessa Adão Comassetto (via asfaltada que liga a Faixa Nova aos vários residenciais e à sede campestre do Clube Dores).

Questionado se há ainda possibilidade de ser incluída a construção de viaduto no acesso à Cohab Fernando Ferrari, à Vila Maringá ou no outro acesso ao Clube Dores (na curva logo após o trevo da Rodoviária), Faustino disse que não serão previstos viadutos nesses locais. Esse último local tinha sido alertado pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) em reunião recente com o Daer, sob a alegação de que esse acesso ao Clube Dores recebe milhares de carros em finais de semana, algo que os estudos de tráfego poderiam não ter captado em dias úteis.

– Além dos três pontos onde a interseção em dois níveis (viaduto ou passagem inferior) foi programada, a gente vai ter melhoria nas interseções existentes. Para o pessoal ter um parâmetro, quem lembra da situação da Faixa Velha antes e depois da duplicação pode ter uma ideia. Ou seja, todos os aspectos da rodovia são modificados. Por exemplo, numa rodovia duplicada, a gente não pode ter todas as ruas chegando e acessando direto ela. A gente tem de ter retornos pré-estabelecidos, para que o trânsito flua, e com segurança. Na Faixa Nova, as interseções importantes existentes serão modificadas e ampliadas para que todo o tráfego tenha fluidez e segurança para que a rodovia funcione como uma rodovia duplicada e traga todos os benefícios, como a Faixa Velha já trouxe. A gente espera levar em breve a Faixa Nova como mais um presente do Estado para Santa Maria – disse Faustino.

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