Deni Zolin

Prédio do Daer será reformado e vai virar Central de Polícia de Santa Maria

Prédio do Daer será reformado e vai virar Central de Polícia de Santa Maria

Foto: reprodução

Arte gráfica mostram como deve ficar o prédio da Daer após a 1ª fase de obras para receber a Delegacia de Homicídios

A proposta de transformar o prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em uma central de polícia de Santa Maria foi confirmada. 

O imóvel, na Avenida Medianeira, foi transferido para a Secretaria de Segurança Pública e, após uma primeira reforma, vai sediar a Delegacia de Homicídios de Santa Maria, provavelmente já no segundo semestre deste ano. A obra deve iniciar assim que os funcionários do Daer deixarem o prédio e forem transferidos para o outro imóvel, também da autarquia, na Rua Gaspar Martins, onde estava funcionando o Instituto-Geral de Perícias.

 
O IGP, por sua vez, foi transferido nos últimos dias para o prédio do antigo hospital universitário, na Rua Floriano Peixoto, onde passarão a ser feitas as carteiras de identidade. Essa “dança das cadeiras”, com transferências dos órgãos, foi negociada por várias entidades, envolvendo Polícia Civil, Daer, Cacism, Conselho de Segurança Pública (Consepro) e UFSM, que cedeu o espaço para o IGP sem custos.

 
Segundo o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, assim que o Daer deixar o imóvel e se transferir para a casa na Rua Gaspar Martins, o prédio da Avenida Medianeira passará pela primeira etapa de reforma, com 90% das verbas repassadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e 10%, do Ministério Público Estadual (MP) e da iniciativa privada.

A intenção é que, ainda no segundo semestre, seja instalada a Delegacia de Homicídios de Santa Maria nesse prédio que era do Daer, na Medianeira. Em paralelo, seguirá a busca por mais verbas para fazer a segunda etapa da reforma ou construção de um novo prédio, mais moderno.

O delegado regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz, diz que, quando essa segunda fase for concluída, outras delegacias da cidade e o próprio IGP vão ser transferidos para a nova Central de Polícia. Além de facilitar o trabalho, pela proximidade entre os setores, vai gerar uma grande economia aos cofres do Estado, pois várias DPs funcionam hoje em imóveis alugados.

O prédio do Daer, na Avenida Medianeira, tem um terreno que vai até quase o final da quadra.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo voo da VoePass/Latam Santa Maria-Porto Alegre é adiado

Ministro anuncia duplicações da saída para São Sepé e da descida de Itaara Próximo

Ministro anuncia duplicações da saída para São Sepé e da descida de Itaara

Deni Zolin