Deni Zolin

Prefeitura barra abertura de parque de diversões em Santa Maria

O parque de diversões que está sendo montado em Santa Maria não recebeu autorização da prefeitura para funcionar. O Rei Center Park entrou com pedido de funcionamento, até porque as regras do governo do estado permitem que esse tipo de atividade seja realizada com limitação de público. Porém, o executivo municipal decidiu negar a solicitação, nesta quinta-feira, sob a alegação de que a cidade e a região estão com elevados e preocupantes índices relacionados à Covid-19.

TV DIÁRIO: assista aqui à programação 24 horas por dia

A prefeitura de Santa Maria diz que tomou essa decisão por considerar que tal atividade vai de encontro às medidas de controle e de segurança sanitárias adequadas e necessárias para este momento crítico no enfrentamento à pandemia.

O dono do Rei Center Park, Jorge Moraes, afirmou ao Diário que só se transferiu de Passo Fundo para Santa Maria porque, há cerca de um mês, havia consultado a prefeitura da cidade Coração do Rio Grande para saber se as regras locais permitiam o funcionamento de um parque de diversões. Segundo ele, diante da resposta positiva, pagou R$ 18 mil por 45 dias de aluguel do Parque da Medianeira e trouxe o parque para Santa Maria. A previsão seria de inauguração nesta sexta. Diante de negativa da prefeitura, Moraes estuda entrar com um pedido de liminar na Justiça para poder operar.

A prefeitura de Santa Maria enviou uma nota em que esclarece que foi feita solicitação de Alvará de Funcionamento/Operação para a atividade, por parte do representante legal do Rei Center Park, via Superintendência de Alvarás da prefeitura, ainda em 11 de maio de 2021.

A nota segue: "Internamente, a referida superintendência consultou a possibilidade legal da realização da atividade junto ao Comitê de Acompanhamento da Covid-19, o qual informou que não haveria impedimento legal (como de fato não há), no Decreto do Estado que estabelece o sistema 3As. Após esta etapa da consulta realizada, ainda seguiram-se as demais análises documentais necessárias para eventual liberação do empreendimento, de modo que nenhuma autorização e nem mesmo o Alvará foram expedidos em favor do requerente."

Na sequência, a prefeitura esclarece: "Ocorre que, em data posterior à do requerimento, especificamente a partir de 18 de maio, a região de saúde sofreu o primeiro Aviso e, posteriormente, Alertas nas datas de 26/05, 02/06, 08/06, 15/06 e 22/06, todas estas medidas, nos termos do Decreto Estadual 55.882/2021, com vistas a sinalizar o agravamento nos índices relacionados à pandemia, como número de contaminados e taxas de internação, o que indica a necessidade de serem adotadas medidas regionais mais restritivas, para controle da situação de risco.

Ainda, considerando a situação epidemiológica, em 23 de junho, fora emitida nota técnica pelo serviço de Vigilância em Saúde do município, alertando para que não sejam autorizadas quaisquer novas atividades que potencialize a ampliação de circulação de pessoas.

Considerando, então, a realidade de saúde logo-regional, que é, sabidamente, muito dinâmica no contexto da pandemia e se altera a cada semana, apresentando, por vezes, significativas diferenças em um curto espaço de tempo, situação esta ratificada pelo referido documento técnico, a solicitação então protocolada em 11 de maio pelo Rei Center Park fora respondida, formalmente ao requerente, indeferindo o pedido de liberação de Alvará, pelo menos pelos próximos 14 dias, haja vista a referida situação epidemiológica, sensivelmente distinta daquela que se configurava no mês de maio."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo bar vai inaugurar em agosto e recebe currículos para 8 vagas Anterior

Novo bar vai inaugurar em agosto e recebe currículos para 8 vagas

De 20 casas às margens da Travessia Urbana, 18 foram removidas Próximo

De 20 casas às margens da Travessia Urbana, 18 foram removidas

Deni Zolin