Deni Zolin

Nova gasolina vai levar semanas para chegar a todos os postos

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Apesar de a Petrobras só passar a produzir, desde ontem, a nova gasolina, com novos padrões de qualidade e cujo preço pode ser até 7 centavos mais caro, a previsão é que o produto leve, pelo menos, duas a três semanas para chegar a todos os postos de Santa Maria e região.

Esse deve ser o tempo para que os estoques antigos sejam vendidos e chegue a nova gasolina, que tem um rendimento de 4% a 6% maior que a antiga, segundo a Petrobras - ou seja, se o carro faz 10 km por litro, poderá rodar de 10,4 a 10,6 km por litro com o novo produto. Na prática, segundo as regras da Agência Nacional do Petróleo (ANP), os postos têm até 90 dias para se adequar às novas regras - portanto, são obrigados a vender somente o novo produto a partir de novembro.

Santa Maria registra novos casos de zika e dengue

Pelas novas regras, além de exigir uma massa específica mínima para o produto, a ANP definiu também que a gasolina deve ter octanagem de 92 RON, que significa Número de Octanas Pesquisa, da tradução em inglês.

Quanto menor esse número, menor o rendimento do motor, pois a octanagem define a resistência do produto à combustão. Numa explicação simplista: se a octanagem é baixa, parte da gasolina queima (explode) antes da hora e, em vez de empurrar o motor para frente, acaba freando-o. Por isso, quanto mais alta a octanagem, melhor o rendimento do motor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governador cedeu ao perceber que setor econômico chegou ao limite Anterior

Governador cedeu ao perceber que setor econômico chegou ao limite

40% vão usar FGTS para pagar dívidas, enquanto 26% devem poupar os recursos Próximo

40% vão usar FGTS para pagar dívidas, enquanto 26% devem poupar os recursos

Deni Zolin