deni zolin

Mata e Canela aproveitam ligação com dinossauros. Santa Maria, não

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Santa Maria é famosa por seus dinossauros e ancestrais deles, de 230 milhões de anos, mas não tem nenhum monumento com réplica de alguns desses fósseis ou mostrando como era algum desses animais, a exemplo do que fez a cidade de Mata. Lá, além de uma grande réplica logo na entrada da cidade, agora um morador resolveu fazer outras estátuas - que na verdade são de animais que não existem aqui. Porém, ele comenta que muita gente para na frente de sua casa para tirar fotos com as réplicas. É uma prova de que, se Santa Maria investisse na construção de algumas réplicas dos famosos fósseis achados na cidade para serem expostos em pontos estratégicos, haveria grande aceitação e poderia ser um embrião de um projeto turístico maior, quem sabe.

Tecnologia criada na UFSM traz inovação para videocirurgias

No parque Mundo Mágico Florybal, em Canela, há inúmeras réplicas de dinossauros e outros animais, inclusive dois que foram achados em Santa Maria e em Candelária, como o Estaricoussauro Pricei (foto menor) e o dicinodonte. Muitos talvez nem saibam que uma réplica da cabeça do fóssil do estaricossauro está no Museu Gama D'Eça, em Santa Maria.

Aqui em São João do Polêsine, foi construído o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, feito pela UFSM, onde estão inúmeros fósseis. Até na Serra gaúcha e na Quarta Colônia, eles parecem valorizar mais esse nosso passado do que o Coração do Rio Grande. Com isso, perdemos uma oportunidade de fortalecer o turismo aqui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais lojas fecham em shoppings Anterior

Mais lojas fecham em shoppings

Tecnologia criada na UFSM traz inovação para videocirurgias Próximo

Tecnologia criada na UFSM traz inovação para videocirurgias

Deni Zolin